Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 - 01h11min   <<


chamadas

Matéria 3833, publicada em 12/03/2007.


Campanha nacional de prevenção à aterosclerose mobiliza profissionais de saúde

Felipe Silveira


Prevenção é a alma do negócio. Essa poderia ser a adaptação médica ao jargão administrativo. E é nesse intuito de cortar o mal pela raiz que a Sociedade Brasileira de Cardiologia e Pediatria está, neste 12 de março, envolvida numa campanha nacional de combate e prevenção à aterosclerose – uma doença silenciosa que se traduz na obstrução dos vasos sangüíneos ocasionada por pressão alta, obesidade, diabetes, colesterol elevado, entre outras causas.

Jovens e crianças que passam hoje pela praça de eventos do shopping Mueller são convidados a fazer um exame. Então, anota-se nome e idade, logo após mede-se a pressão é calcula-se o IMC (Índice de Massa Corpórea), depois esses dados são postos em um gráfico no qual o pediatra analisa e mostra o diagnóstico ao examinado. O estudante do quinto ano de medicina Diogo Alves Pinto, 27 anos, aborda as pessoas para participarem. “Eles ficam surpresos porque é para as crianças”, conta o futuro médico. A equipe que está no shopping é composta ainda por duas cardiopediatras, uma endopediatra, uma odontologista, uma nutricionista, dois enfermeiros e um professor de educação física.

A Campanha de Prevenção da Aterosclerose na Infância e na Adolescência é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Pediatria e ocorre em todo Brasil. Em Joinville está sendo organizada pelo Programa Sorrindo para a Vida – programa do hospital regional Hans Dieter Schmit que assiste a crianças com doenças crônicas – e tem o propósito de atingir 14 mil crianças e adolescentes, pois simultaneamente acontece em 12 escolas públicas, no shopping e no hospital da Unimed, explica a coordenadora do trabalho Mona Simões. Ela ainda revela que na cidade a realização está por conta de muitos estudantes voluntários das escolas de enfermagem e das cursos superiores do Bom Jesus, ACE e Univille.

O principal objetivo dessa campanha é orientar a sociedade para manter uma vida saudável tanto psicológica quanto fisicamente. Uma vida que pode ser conquistada através de alimentação correta, prática de esportes, cuidados com os dentes (pois crianças com problemas dentários têm maior propensão à obesidade e pressão alta), o peso e a estima. Dessa forma, espera-se que em 2040 a geração nascida nos anos 2000 não tenha os mesmos problemas de saúde que grande parte da população na faixa dos quarenta anos enfrenta.


800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.