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Matéria 3618, publicada em 12/02/2007.


Fila por vagas na Escola Villa-Lobos dura o dia inteiro

Felipe Silveira


Em meio ao barulho de britadeiras e pás manuseadas pelos pedreiros que reformam o prédio da Casa da Cultura de Joinville, um aglomerado de amantes da música esperou nesta segunda-feira, 12 de fevereiro, para ter a chance de entrar na Escola de Música Villa-Lobos. Devido ao fato de que as inscrições foram feitas por ordem de chegada, uma fila começou a se formar às cinco horas da manhã e só se dissipou às 15h10.

Um número próximo de 250 ou 300 pessoas, entre músicos e interessados, tentaram se inscrever. Porém, muitos ficaram na lista de espera, pois cada curso da escola tem uma quantidade limitada de alunos. O mais procurado é o de violão, e também o que detém a maior fila de espera. Em segundo lugar o curso de piano. Sempre há vagas no para flauta doce e para os metais.

A grande maioria dos inscritos está de alguma forma ligada à música, como o luthier Anderson Luiz Silveira, um dos que aguardarão a vaga para violão. Guitarrista, ele quer se dedicar a música para que possa viver dessa atividade. Por ter sido um dos últimos a chegar _ e querer o curso mais concorrido _ botou o nome na espera. Os amigos César Augusto Siameti e Felipe Augusto Barsch vieram num grupo da igreja Evangélica Quadrangular do Boehmerwald. César toca violão e quer se especializar em Canto para no futuro ter uma banda de música Gospel. Felipe não conseguiu se rematricular e ficou na lista de espera.

A coordenadora do curso, Lucy Mary Leão, acredita que a grande procura neste e no ano passado deve-se ao aumento da qualidade do ensino. Isto foi o resultado da reestruturação da escola em 2004, quando foi elaborado o atual Projeto Político Pedagógico, com direito a consultoria da doutora em Música Eliane Hench, cursos de especialização aos professores da casa e um aumento da verba pela Prefeitura. Outro fator relevante na procura pelas aulas é o baixo preço: R$ 50 para inscrição, R$ 15 a matrícula e R$ 35 de mensalidade.

A grande mudança desde a reformulação é a dedicação maior ao ensino de composição, em que se provoca a criatividade dos alunos. Somado à apreciação e execução, esses três parâmetros compõem os cursos musicais. Outra importante mudança foi no processo de inscrição, no qual houve o cancelamento de testes de aptidão e entrevistas. Foi a forma que a escola encontrou para que todas as pessoas interessadas pudessem aprender.

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