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Matéria 3489, publicada em 29/11/2006.


:Divulgação

Todays Front Page arquiva 554 capas de impressos por dia

Página da internet possibilita conhecer e comparar impressos

Cláudia Morriesen e Eva Croll

Para quem pensa que o sensacionalismo nos jornais é prática exclusivamente brasileira, basta dar uma olhadinha na página Today's Front Page para mudar seu conceito. Iniciativa da Newseum, um museu interativo de jornais, o sítio atualiza diariamente links para a primeira página de 554 jornais. Bolinhas laranjas são usadas para representar cada jornal no mapa virtual, através das quais é possível ampliar uma versão da página e ler as manchetes de informativos de 53 países - inclusive 60 do Brasil – além de possibilitar a comparação entre os diferentes estilos gráficos de jornais.

Todos os países englobados pelo site tem pelo menos um jornal popular, incluindo em suas capas frases bombásticas, geralmente acompanhadas por fotos de impacto, capas transbordando de informação, a imagem de uma beldade feminina vestida com pequenos trajes para atiçar os olhos do consumidor e um preço camarada, principais atributos dos informativos que aderem à prática sensacionalista. Em alguns países, são impressos em preto e branco, como o El Heraldo, do México; em outros, as cores são tantas que até ofuscam a informação, como em muitas edições brasileiras. Em alguns casos, a manchete estrondosa em letras garrafais chega a ser mais enfatizada do que o próprio nome do jornal: é o caso do El Espacio de Bogotá/Colômbia.

Enquanto os jornais populares utilizam fotos para chamar atenção na primeira página, outros priorizam os textos. É o caso de muitos impressos europeus e asiáticos, além dos especializados em economia, os quais pouco publicam imagens em suas capas. Voltados para um público mais informado, jornais como o francês Le Monde, e o russo Biznes utilizam apenas duas ou três imagens entre suas manchetes e muitas delas são caricaturas ou desenhos feitos a bico de pena.

As fotos em jornais foram incorporadas no século XIX para melhor informar, mas atualmente informativos como o New York Daily News, trabalham expressamente com imagens em toda a capa, assumindo um público popular, que toma conhecimento das notícias através das fotos. Já jornais de cunho econômico como o americano The Wall Street Journal e o brasileiro Gazeta Mercantil, utilizam as imagens apenas para ilustrar as matérias.

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