Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 18h04min   <<


chamadas

Matéria 3475, publicada em 28/11/2006.


Dois acadêmicos devem defender trabalhos nas próximas semanas

Letícia Caroline

O ano letivo chega ao fim, e para dois acadêmicos de jornalismo, a jornada de quatro anos também encerrará na primeira semana de dezembro. Amauri Abe defenderá sua monografia na sexta-feira, 1º de dezembro. Já o trabalho de Vanessa Matos não tem data marcada de apresentação, mas deve acontecer na semana de 4 a 8 de dezembro.

Amauri Abe também finaliza a carreira no Bom Jesus/Ielusc. Às 21 horas, de 1º de dezembro, o acadêmico defenderá o tema “O rádio que cura: análise das falas do programa radiofônico 'Arca em sua casa'”. Amauri fará uma revisão histórica sobre o cristianismo, a renovação carismática e a Comunidade Arca da Aliança. Com a ajuda de Muniz Sodré, Eliseo Verón, Mikhail Bakhtin e outros, o acadêmico abordará a interação dos telespectadores e a formação de novos discursos na igreja. Amauri Abe é orientado pelos professor de Meios de Internet, Juciano Lacerda, e será avaliado pelo professor de Redação Jornalística, Jacques Mick e a professora de radiojornalismo, Thais Poletto, da Universidade Tuiuti, do Paraná.

Vanessa Matos apresenta o trabalho sob o título de “A Notícia X Diário Catarinense. A conquista de novos leitores no quintal do concorrente”. O tema surgiu quando ainda trabalhava em assessoria. Neste período, a acadêmica percebeu o movimento entre os jornais de conquistar cada vez mais mercado. Já na reta final, a pesquisa sofreu um transtorno: a venda do impresso joinvilense para o grupo gaúcho RBS. “Com isso, tive que rever minhas leituras, mas resolvi continuar. Acho importante registrar que um dia houve disputa entre os meios”, explica Vanessa. Sua monografia é, na maior parte, baseada em pesquisa de campo, com entrevistas com profissionais da área. Orientada por Guilherme Diefenthaeler, professor de Assessoria de Comunicação, Vanessa Matos convidou para integrar a banca o coordenador do curso de Jornalismo, Samuel Pantoja Lima e o professor de Teoria do Jornalismo, Gléber Pieniz; mas tanto a data de apresentação quanto os avaliadores ainda serão confirmados.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.