Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 09h04min   <<


chamadas

Matéria 3469, publicada em 27/11/2006.


Contribuições para o Código serão discutidas em Florianópolis

Tiago Luis Pereira

O Código de Ética dos Jornalistas está desatualizado? O que precisa ser adicionado ou mudado nele? Para debater essas e outras questões, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), promove o Seminário Estadual de Atualização de Código de Ética dos Jornalistas.

O evento ocorre no dia 27 de novembro, a partir das 19h, no auditório da Federação dos Trabalhadores do Comércio (avenida Mauro Ramos, número 1621— Florianópolis). Além da presença dos presidentes da Fenaj, Ségio Murillo de Andrade, e da Comissão Nacional de Ética, Luiz Spada, outras autoridades no assunto, como professores da disciplina de ética e integrantes da Comissão de Ética do SJSC, comporão a mesa de discussão.

O debate é aberto ao público e os interessados em contribuir para o aperfeiçoamento do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros — vigente desde a votação em congresso nacional da categoria, em 1987— puderam mandar suas sugestões através da página do Fenaj. Atualmente, o Código conta com 27 artigos que norteiam a atuação do profissional de jornalismo em relação à comunidade, às fontes e os próprios profissionais.

O debate público promovido pelo sindicato catarinense pode ser considerado uma prévia da Assembléia Extraordinária da categoria programada para os dias 3,4 e 5 de agosto de 2007, em Vitória (ES), que pretende deliberar a atualização do Código após revisão das propostas de cada sindicato.

Confira aqui o texto do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, disponível na página da Fenaj.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.