Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Domingo, 28 de abril de 2024 - 11h04min   <<


chamadas

Matéria 3412, publicada em 23/11/2006.


Susto no ônibus 10105

Roelton Maciel


De volta à Estação Sul, já passam das 6h e o sol agora brilha intensamente. Tudo corre bem até que, de repente, um estouro seguido de fumaça atrai os olhares do terminal. O povo pára. No centro das atenções está um ônibus da linha Sul/Tupy. Quando partia, a traseira do veículo sucumbiu em chamas, frustrando os passageiros que se amontoavam e tiveram de esperar. O motorista desce assustado, puxa do bolso um maço de Marlboro e se une aos curiosos. Ele larga o cigarro antes mesmo de acendê-lo e, com a ajuda de outros cinco funcionários, parte para "empurrar o bichão".

É uma cena inusitada, que escancara risos nos semblantes mais fechados. Um trio de senhoras aplaude o esforço. Com extrema dificuldade, o coletivo é empurrado 30 metros adiante, onde mais tarde seria inspecionado. Instantes depois, outro ônibus chega às pressas e recolhe as vítimas do motor queimado.

Para quem não tem destino certo, sobram opções de embarque no Terminal Sul. É possível chegar à BR 101 com a linha Estrada Lagoa Dourada, que se repete apenas duas vezes ao dia. A rodovia federal também se encontra no itinerário da linha Rua Portugal, com 14 horários diferentes. Na linha Estrada Parati, quatro ruas são percorridas até alcançar a Marginal BR 101, e a bordo do Ronco D'água é traçada a divisa de Joinville com Araquari. Todos esses ônibus têm um ponto em comum: são decorados com lama e poeira a cada viagem.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.