Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 04h04min   <<


chamadas

Matéria 3360, publicada em 20/11/2006.


:Cláudia Morriesen

Rubens Demonte já conserta máquinas há 30 anos

Máquinas de escrever ainda sobrevivem em Joinville

Cláudia Morriesen e Tiago Luis Pereira


Ao passar rapidamente pela pequena oficina da rua 3 de maio onde trabalha Rubens Carlos Demonte, o indivíduo distraído não notaria o pedacinho do passado que ainda lá reside. Dividindo o espaço de 12 metros quadrados com carcaças, teclados, fitas de polietileno e muitas, muitas peças, Rubens passa o dia consertando máquinas de escrever e calculadoras para os poucos escritórios joinvilenses que ainda utilizam esses objetos aparentemente esquecidos, num trabalho solitário que já dura 30 anos.

Resistindo ao tempo, enquanto 22 milhões de brasileiros já são usuários da internet, a oficina se mantém há 35 anos no mesmo endereço:a garagem reformada de Aroldo Lischka, antigo patrão de Rubens, para quem vendeu o negócio por acreditar que o conserto das máquinas estava defasado. No entanto, muitas empresas e escritórios de contabilidade ainda utilizam, principalmente no preenchimento de notas e cheques, essas máquinas desenvolvidas na segunda metade do século XIX. “O computador tem um custo muito alto, precisa de monitor, CPU, programa, tinta, impressora... Nas máquinas é só datilografar e sai pronto, é mais barato e mais rápido”, avalia.

Rubens conta que não encontra mais peças para reposição na cidade, tendo que encomendá-las em lojas curitibanas, “mesmo porque Joinville sempre foi um bairro de Curitiba”, brinca. Como ele, apenas outras duas oficinas joinvilenses ainda não sucumbiram ao mercado da informática, mas ele adianta que em breve passará a trabalhar também com computadores. Quanto às máquinas, ele continuará as consertando, mas acredita que em breve serão apenas antigüidades para exposição.

Conheça a oficina de seu Rubens

Rubens fala sobre usuários de máquinas de escrever

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.