Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de julho de 2024 - 09h07min   <<


chamadas

Matéria 3307, publicada em 14/11/2006.


Joinville perde informativo diário de esportes

Eva Croll



Há cerca de um mês, as prateleiras destinadas ao jornal Tira-Teima nas revistarias ficaram vazias. De acordo com Thiago Valência, ex-proprietário do veículo, não havia patrocínio suficiente para arcar com as despesas do projeto, que durou exatamente um ano. O informativo costumava dedicar suas 24 páginas para os esportes em âmbito municipal, além de dar pinceladas em notícias  de interesse nacional e internacional.

Thiago é formado há dois anos e meio em publicidade e propaganda no Bom Jesus/Ielusc. Atualmente ajuda o pai, Luiz Sérgio Vilela, nos negócios do Classe A, jornal focado em anúncios classificados da região que dividia o espaço da empresa com o Tira-Teima. Segundo o publicitário, o informativo começou sendo semanal e gratuito, até passar a ser diário e vendido por R$ 1, na época da Copa do Mundo. Porém, o período de Copa não ajudou a erguer o jornal, que trazia 80% das reportagens envolvendo Joinville.

O ex-proprietário também atribuiu o fechamento do jornal às derrotas consecutivas do Joinville Esporte Clube (JEC), que costumava ocupar lugar de destaque nas páginas do informativo. O Tira-Teima, que circulava exclusivamente em Joinville e São Francisco do Sul, não tem previsão para voltar às bancas. “Teríamos que estudar muito bem o caso”, disse Thiago, que lamenta o baixo investimento feito no jornal.

A equipe do Tira-Teima contava com três repórteres, sendo dois deles acadêmicos de jornalismo do Ielusc. Rafael Alonso, do 4° período, trabalhou no impresso por oito meses. “Nos disseram que o jornal não estava mais conseguindo se manter, e os recursos estavam sendo tirados do Classe A”, contou o estudante, que fora indicado a trabalhar no informativo pelo colega Elton Alves de Carvalho, também repórter esportivo. Acadêmico do 6° período, Elton fazia parte da equipe de reportagem há um ano, desde o começo do projeto. “Chegou a um ponto em que o jornal não estava mais sendo lucrativo para a empresa, foi necessária a redução de custos”, afirmou o acadêmico, que, no momento, integra a equipe do novo informativo joinvilense Notícias do Dia.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.