Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 08h03min   <<


chamadas

Matéria 3296, publicada em 10/11/2006.


De entrevistador a entrevistado, Zeca Camargo concede coletiva em Joinville

Cláudia Morriesen

O novo livro de Zeca Camargo não entrará na lista de leitura obrigatória de nenhum curso de jornalismo, mas o repórter interessado pode encontrar em “De A-Ha a U2” inúmeras experiências de entrevistas com grandes artistas do mundo da música. As principais histórias foram relatadas aos jornalistas joinvilenses na coletiva realizada na terça-feira, 7 de novembro. Vestindo a camisa social com a estampa do símbolo dos Rolling Stones, que usou quando apresentou o show da banda no Brasil em fevereiro deste ano, o apresentador do Fantástico respondeu às perguntas em uma conversa informal sobre os êxitos e infortúnios da vida de repórter.

Ao encontrar com um de seus ídolos, Michael Stipe - vocalista da banda de rock R.E.M - Zeca Camargo se deixou levar pelo êxtase e acabou perdendo o entrevistado, que notou a distração e encerrou a conversa. Já a cantora Courtney Love chegou nove horas atrasada para a entrevista, a uma da manhã. “Depois de umas quatro horas esperando, você acredita que o artista vai chegar na próxima hora. E continua esperando, porque o que não pode é voltar para a edição sem matéria”, contou ele. O jornalista ainda relembrou momentos marcantes de sua carreira, como a entrevista com Cazuza, quando o cantor anunciou pela primeira vez estar com o vírus da AIDS. “Eu trabalhava para a Folha de São Paulo na época e soube, na hora, que ganharia a capa com aquela matéria.”

Zeca ainda observou que os grandes artistas tem um “interview coach”, ou seja, um treinador que o prepara para as entrevistas, muitas vezes escrevendo as respostas para as perguntas pré-definidas pela assessoria de imprensa junto aos repórteres. Cabe ao repórter saber driblar essa preparação para não obter as mesmas entrevistas concedidas aos outros. “Certa vez, esperava minha vez de entrevistar Britney Spears quando a porta se abriu e ela saiu chorando”, relatou, “provavelmente o jornalista fez uma pergunta para a qual o interview coach não havia preparado”.Na tarde do dia 7, no entanto, o jornalista pop star demonstrou não precisar de nenhum treino para responder às perguntas da imprensa joinvilense.

Zeca Camargo também conversou com a Revi. Assista aqui.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.