Para os que não puderam se inscrever nas oficinas e seminários das férias de inverno, as férias de verão trazem mais uma chance de os acadêmicos de jornalismo e publicidade e propaganda se matricularem nas atividades que conciliarão o conhecimento e a prática. Três seminários e três oficinas serão oferecidos no período de 15 de janeiro a 2 de fevereiro de 2007, das 19 às 22h30. As abordagens das palestras servirão para as duas habilitações da área de Comunicação Social, podendo os estudantes de publicidade se matricularem nos seminários voltados para o jornalismo, e vice-versa.
“Marketing de varejo” será ministrado pela professora e especialista em marketing Rejane de Carvalho, que atualizará os conceitos sobre técnicas mercadológicas de varejo e dará dicas sobre as novas tendências no comércio de produtos, além de acrescentar informações a respeito de estratégias mercantis. “Mídia e política” também estará em pauta, nas palavras do coordenador de jornalismo Samuel Lima. Limitando como objeto de estudo a cobertura das eleições de 2006, o professor analisará a interação entre os campos midiático e político, para ao fim refletir sobre os enquadramentos que alguns veículos de comunicação adotaram durante o evento. Os professores Dicezar Leandro e Pedro Ramirez apresentarão o seminário de “Gerenciamento e construção de marcas”, no qual utilizarão referências teóricas para analisar a concepção de uma marca.
Dentre as oficinas, “Cinema documentário” trará o professor e especialista em cinema Marcelo Correia como palestrante. Noções de prática, teoria e análise de documentários serão apresentadas aos interessados, que, ao fim, exercitarão o aprendizado adquirido. A professora Nara Marques, pela terceira vez, estimulará nos estudantes a sensibilidade para produção de narrativas ficcionais, na oficina de “Criação literária”. “Expressividade vocal e corporal para televisão”, pela professora Luciana Cardoso, contará com noções de teoria e prática na elaboração de recursos audiovisuais, melhorando a capacidade de expressão e interpretação e, conseqüentemente, a qualidade da notícia.
Os seminários dispõem de 25 vagas, com exceção de “Gerenciamento e produção de marcas”, que oferece 40 lugares. Nas oficinas, até 20 inscritos poderão ser admitidos em cada uma delas.
É importante lembrar que, para concluir o curso, cada acadêmico precisa cursar ao menos dois seminários e duas oficinas. Para os interessados, as inscrições serão feitas na secretaria geral, localizada no bloco A, de 8 a 30 de novembro, das 7h30 às 21h30. No ato, nada precisará ser pago. O valor de cada atividade será R$ 590,40, descontado nos bloquetos do próximo semestre.