Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 08h03min   <<


chamadas

Matéria 3162, publicada em 26/10/2006.


:Letícia Caroline

Caixa de livros está em frente à biblioteca

"Árvore de Livros" tem coleta no Bom Jesus/Ielusc

Jouber Castro


Solidariedade e conhecimento unidos em prol da infância carente. Esta é a idéia do projeto “Árvore de Livros”, que começa a ser posto em prática pela acadêmica do 6º período de jornalismo Jéssica Forster e pela jornalista Adêise Tanji, recentemente formada no Bom Jesus/Ielusc. O primeiro passo foi a instalação de uma caixa coletora em frente à biblioteca da instituição. Podem ser depositados quaisquer tipos de publicações: de dicionários a enciclopédias, de gibis a apostilas.

Segundo Jéssica, a idéia de realizar um trabalho desse tipo não é recente: “Eu já pensava em algo do gênero desde o início do ano. Conversei com a Adêise e ela gostou da idéia”. A inspiração vem de uma frase de Cora Coralina, que faz parte da divulgação do projeto: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

O plano das mentoras do projeto prevê a instalação de uma biblioteca para crianças carentes, inicialmente no bairro Jardim Sofia. Elas fizeram contato com o Rotary Club de Joinville, que também tem planos de montar uma casa para atividades no bairro. “Nós não pretendemos ficar só na biblioteca, queremos fazer um trabalho social que envolva as crianças e seus pais”, diz a acadêmica. A princípio, a biblioteca atenderia nos fins de semana, contando com atividades físicas e aulas de reforço. Se houver retorno, o plano é tornar a programação diária e incluir os pais das crianças, com aulas de artesanato, por exemplo. Para ajudar na execução do projeto, há a idéia de criação de uma ONG, que facilitaria futuros incentivos financeiros.

Adêise sustenta que o espaço será independente de escolas e livrarias: “O projeto trata de trabalho voluntário em educação”. Mais caixas coletoras devem ser colocadas, nos próximos dias, em escolas de inglês, igrejas e colégios de Joinville. Quem deseja obter mais informações da iniciativa pode entrar em contato com Jéssica e Adêise pelos e-mails jessi_for@hotmail.com e adeisetanji@yahoo.com.br, e pelo telefone 9923-9550 (Adêise).

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.