Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 15h04min   <<


chamadas

Matéria 2960, publicada em 16/10/2006.


:Divulgação

Cartaz do lançamento de "Domingo"

Produção de curtas-metragens integra grade do curso de formação de atores

Tiago Luis Pereira

“Domingo” e “313” são os mais novos curtas-metragens produzidos em Joinville. A iniciativa é da Studio Escola de Atores, que tem como um dos módulos do curso de formação de atores a concepção de um filme. O processo de criação é pedagógico e experimental, envolvendo alunos, professores e vários profissionais da área de comunicação da cidade.

Fernanda Moreira, diretora da escola, responsável pela preparação dos atores e produtora dos dois filmes, explica que os curtas são “co-produções entre alunos, professores e produtores” e soam como uma espécie de trabalho de conclusão de curso: “É uma oportunidade para os alunos, que estão quase se formando, se assistirem e fazerem uma auto-avaliação de seu desempenho”.

O tempo de produção dos curtas é longo. “Domingo” começou a ser discutido em sala em 2004, foi gravado em maio de 2005 e a estréia oficial só ocorreu no dia 7 de outubro de 2006, no auditório do Hannover (antes, havia sido feita uma prévia no Elias Moreira para o curso técnico de propaganda e marketing). “313”, um pouco mais novo, data de 2005 e estreou na mesma data, no Hannover, para uma platéia de cerca de 100 pessoas.

Para Pierre Porto, roteirista e diretor de “Domingo”, o esforço coletivo de vários profissionais é que dá a essas produções um caráter de “grande oficina”: “Pessoas que atuam em diferentes áreas da comunicação são convidados para participar dos filmes, e isso é o interessante”, afirma Pierre, que dá aulas no curso de marketing do Elias Moreira.

SUSPENSE E NOSTALGIAS DOMINICAIS

Cinco personagens (quatro mulheres e um rapaz) se encontram em um elevador quando se preparavam para sair. Era tarde de domingo e o elevador emperra mantendo-os trancados por quase seis horas, levando ao extremo as angústias e nostalgias de um fim de tarde dominical. “Domingo” tem 18 minutos de duração e seus produtores logo o disponibilizarão para download na internet.

Mesclando suspense e comédia, “313” conta a história de cinco modelos que, ao se hospedarem em hotel, começam a perceber acontecimentos estranhos no ambiente. Logo depois, descobrem que ali acaba de ser cometido um assassinato. A partir disso, a trama se desenrola com muito humor. O tempo do vídeo ultrapassa meia hora, quase chegando a ser um média-metragem.

Clique aqui e veja o trailer "313".

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.