Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 2953, publicada em 13/10/2006.


Dez oficinas encerram semana acadêmica

Roelton Maciel


Dez oficinas encerram a Semana Acadêmica de Comunicação social, na unidade centro do Bom Jesus/Ielusc. As inscrições devem ser realizadas até 21 de outubro, sob a taxa de 10 reais. Professores convidados e da própria instituição ministrarão as aulas, com quatro horas de duração. Ao fim das atividades, cada aluno receberá um certificado de participação, válido na carga horária exigida para conclusão de curso.

Os adeptos da cultura hip hop têm duas opções no sábado. Roy Schulenburg e o rapper Lucas Silva aproveitam o espaço da quadra de esportes para divulgar os quatro principais elementos do gênero (Dj, Mc, Break Boy e Grafitti), nas oficinas de grafite e hip hop. Danças e experimentos musicais serão praticados no decorrer da manhã. A música também entra em cena na aula de jingle. Ao lado de técnicos especializados em áudio, a professora Ligia Zuculoto ensinará o processo de criação e edição de um jingle publicitário, explorando o lado criativo dos interessados. Ainda no campo da publicidade, Juliana Bonfante irá trabalhar no desenvolvimento de embalagens, aplicando conceitos teóricos e práticos pouco usados nas disciplinas habituais.

Durante a oficina de tipologia, Gastão Cassel pretende abordar a história da escrita, traçando a evolução da reprodutibilidade tipográfica. Noções para a melhor legibilidade de textos e fontes impressas e na web serão estudadas. Uma recente novidade virtual é o tema de Ivana Ebel e Izani Mustafá. Elas ministrarão um mini-curso de PodCast (publicação de arquivos de áudio na internet), enfatizando a linguagem do processo.

O estúdio de TV se abre aos aspirantes a âncora de telejornal, na oficina de fono para televisão. Sob o comando de Luciana Cardoso, professora da Unisul, os alunos aprenderão técnicas de expressividade vocal e corporal. Já os fãs da fotografia terão a oportunidade de conhecer e experimentar o fotograma, descoberta que deu início às fotos tradicionais. A demonstração fica por conta de Álvaro Diaz. Fanzine e jornalismo serão mesclados por Juciano Lacerda. Em sua oficina, o professor promoverá a criação de um fanzine coletivo, trabalhando com textos, colagens e gravuras.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.