Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 12h03min   <<


chamadas

Matéria 2939, publicada em 10/10/2006.


:Cláudia Morriesen

Meninas são um grupo maior de leitores

Procura por livros infantis cresce a cada ano

Cláudia Morriesen

Se você vai comprar um presente para uma criança no próximo dia 12 e ainda não tem idéia do que escolher, encaminhe-se para a livraria mais próxima e não tenha dúvidas: compre um livro. Segundo as crianças que passavam pela 3ª feira do livro infantil no shopping Cidade das Flores, este é um presente tão desejado quanto um brinquedo.

Organizada pela livraria Nobel, a feira faz parte da semana da criança do shopping, dividindo espaço com as mesinhas da oficina de arte. Enquanto algumas crianças faziam fila para pintar o rosto, outras folheavam os livros dispostos em prateleiras de acordo com a faixa etária. A prateleira mais procurada, no entanto, era a dos livros de capa rosa. “As meninas representam um público muito maior de leitoras. Os meninos precisam que alguma coisa chame muita atenção para pararem aqui”, conta Lígia Pereira, funcionária da livraria. Histórias como da fadinha Pérola, da escritora Wendy Harmer e das princesas da Disney são apontadas pelas meninas como as preferidas.

Já entre os poucos freqüentadores do público masculino, o sucesso são os livros da série de terror Goosebumps, de R.L. Stine, com títulos bem diferentes daqueles que agradam as meninas, como “Sorria e Morra” e “Como Matar um Monstro”.

A feira também reservou um espaço para contação de histórias com a “Bruxa Onilda”, todos os dias às 19 horas. No dia 12, quando termina o evento, a contação será às 15 horas. Rogério Flor, dono da livraria Nobel em Joinville, afirma que aumenta a cada ano a procura por livros infantis. “Este é o terceiro ano da feira e o número de pais preocupados em trazer seus filhos para comprar livros só cresce”, conta ele.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.