Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 07h03min   <<


chamadas

Matéria 2938, publicada em 10/10/2006.


:Roelton Maciel

Praparativos para comemoração de aniversário

Agência experimental é ponte para o mercado de trabalho

Roelton Maciel


Em clima de festa, a AEP (Agência Experimental de Publicidade) comemora um dos seus melhores momentos desde que foi criada, em 1998. Atualmente coordenada por Dicezar Leandro Junior, a agência se consolida na prestação de serviços ao terceiro setor. Entidades como a Abrapec (Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer) e a Maternidade Darcy Vargas compõem o leque de clientes atendidos. O grupo também realiza trabalhos voltados a segmentos da própria instituição.

Nesses oito anos, diversos alunos e professores passaram pelos laboratórios da agência. Do início até os dias atuais, muita coisa mudou. Dicezar conta que há três anos ocorreu um processo de transformação no método de trabalho. Segundo o coordenador, a curta carga horária dos responsáveis pela AEP impedia maior envolvimento com as atividades: “Os professores quase não se viam, por isso aumentamos o período de cada um. Não foi só força de vontade”, explica. Para a professora/orientadora Juliana Bonfante de Souza, a agência deixou de ser “uma simples fábrica de cartazes, e se tornou mais profissional”.

Cinco acadêmicos integram o quadro de bolsistas do projeto. Raquel Lemos e Larissa Hartenthal estão no segundo semestre de experiência. As duas encontraram na agência a grande oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Aqui eu posso me desenvolver, é uma forma de ficar mais preparada”, aponta Raquel. Sua colega Larissa diz estar “em uma ótima vitrine”, e lembra que antigos bolsistas já estão empregados.

As funções da AEP são similares às de qualquer outra agência de publicidade, com uma exceção: não possuem fins lucrativos. Juliana conta que os clientes só bancam os custos de produção e, mesmo assim, ainda podem contar com o apoio externo. “Quem nos contrata tem poucos recursos, por isso firmamos parcerias que ajudam nas despesas”. Duas empresas especializadas em mídia, além da rádio Transamérica e o jornal A Notícia, são parceiros do projeto.

Para celebrar os oito anos de AEP, será realizado um coquetel comemorativo na quadra esportiva da unidade centro, às 19h30 desta terça-feira.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.