Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 11h04min   <<


chamadas

Matéria 2792, publicada em 29/09/2006.


:Divulgação

Três dias de outubro estão reservados para o debate

Letícia Caroline


Em outubro o Fórum Nacional pela Democratização da Imprensa (FNDC) realiza a XIII Plenária, em Florianópolis. Durante os dias 20, 21 e 22 serão debatidos assuntos relacionados aos temas: regulamentação e regulação das comunicações, mobilização e organização do FNDC e I Conferência Nacional das Comunicações.

A abertura do evento contará com a presença de João Pedro Stédile, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e coordenador executivo do fórum nacional. Durante duas horas, em debate aberto, Stédile fará uma análise da área das comunicações. No segundo dia, 21 de outubro, a plenária inicia com o painel: “Políticas públicas de comunicação”, na qual os candidatos a segundo turno ou o presidente eleito irão expor as idéias. Durante a tarde serão apresentadas teses sobre regulamentação das comunicações e organização do FNDC. Para o último dia está reservado um debate sobre o conselho de comunicação social e as perspectivas de renovação. Na ocasião estarão presentes como debatedores: Berenice Mendes Bezerra (representante da categoria dos artistas), Celso Schoröeder (representando os jornalistas), Geraldo Pereira dos Santos (em nome dos técnicos em cinema) e Eurípedes Corrêa (representante dos radialistas). O fórum encerras às 17 horas de domingo, depois de um encontro com movimentos sociais sobre a I Conferência Nacional das Comunicações.

Os interessados podem participar como delegados ou observadores. Os delegados são as pessoas que têm direito a voz e voto e são escolhidos pelos comitês regionais e entidades nacionais associadas ao fórum. Para eles, a inscrição custa R$60, com direito a duas diárias em um hotel e quatro refeições. Os observadores são aqueles que podem ou não ser associados ao FNDC, neste caso a inscrição fica 25 reais e dá direito a quatro refeições, não incluindo diária no hotel. A inscrição pode ser feita do sítio do fórum até dia 6 de outubro.

O Fórum Nacional pela Democratização da Imprensa foi criado em 1991 inicialmente como movimento social, mas foi transformada em entidade, em 20 de agosto de 1995. A instituição tem por objetivo unir entidades para enfrentar os problemas na área de comunicações do Brasil.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.