Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 14h04min   <<


chamadas

Matéria 2717, publicada em 25/09/2006.


:Tiago Luis Pereira

Gravações ocorrem no centro da cidade

Exibição está programada para final de novembro

Tiago Luis Pereira


Quem caminhava próximo à Rua das Palmeiras na tarde desta segunda-feira (25/09) deparava-se com uma cena atípica: sob o céu nublado, uma equipe composta por seis pessoas trabalhava na gravação de um filme. "Fritz Alt — Um Homem e Seu Mundo" é fruto de uma parceria entre o Museu Fritz Alt e a Univille e conta com 23 mil reais de orçamento. Assinam o roteiro Walter Queiroz, diretor do museu voltado à obra do artista, e o experiente cineasta joinvilense Nilton Tirotti, que também dirige o vídeo.

Fritz Alt é o artista mais presente nas fachadas e estátuas do centro da cidade e sua importância para a arte joinvilense, segundo o diretor do vídeo (que também dá aulas para o curso de artes da Univille) se dá pelo trabalho com monumentos históricos e decorativos, como o da Praça da Bandeira e o da Rua das Palmeiras: “Ele é o único artista de Joinville que fazia esse tipo de trabalho. O objetivo do filme é aproximar sua obra da comunidade”, afirma Nilton. Três personagens foram criadas para, em seus diálogos pelos lugares que abrigam obras do artista, irem contextualizando historicamente e relatando detalhes da vida de Fritz, que morreu em 1968, aos 66 anos, vítima de um colapso cardíaco enquanto andava de bicicleta.

Boa parte da equipe de produção do filme é formada por estagiários. O ator Eliton Felipe, a responsável por áudio Ana Paula dos Santos e o assistente de direção Maurício Biscaia entraram no projeto como bolsistas. Completam a equipe os atores Hélio Muniz e Soraia Silva, que já têm experiência de atuação em outros filmes e em peças de teatro. A captação das imagens durará cerca de duas semanas (se o tempo ajudar) e as primeiras exibições ao público estão programadas para o final de novembro, em alguma sala da Univille.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.