Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 16 de abril de 2024 - 09h04min   <<


chamadas

Matéria 2689, publicada em 20/09/2006.


:Tiago Luis Pereira

Artista durante coletiva: "Meus pais não se preocupavam com o meu futuro"

Formato banquinho-e-violão permite improvisos

Tiago Luis Pereira


Calça, camisa, barba e boné pretos contrastam com o tênis All Star vermelho. A simplicidade da roupa se reflete na personalidade de uma das figuras mais importantes da música brasileira: João Bosco. Na véspera do show desta quarta-feira (20/09) no Teatro Juarez Machado, em Joinville, o cantor e compositor concedeu entrevista à imprensa da cidade. Acomodados na mesma mesa, a de número 27 do terceiro piso do Bourbon Hotel, jornalistas e entrevistado conversaram por mais de uma hora. Em alguns momentos, a calma e a naturalidade com que João falava remetiam a uma conversa de bar e faziam esquecer que se tratava de uma entrevista; em outros, as longas pausas entre uma frase e outra é que davam essa impressão.

Em 2006, mesmo ano em que completou seis décadas de vida, João resolveu lançar o primeiro DVD ao vivo, compilando os sucessos acumulados ao longo de mais de trinta anos de carreira. “Obrigado, Gente” (bordão usado no palco e que virou título do DVD) originalmente era para ser o registro de um show mesclando regravações e composições inéditas, mas, após conversa com a gravadora, João achou melhor não misturar “novas” com “velhas” e optou por um repertório só de releituras de músicas já gravadas por ele e outros artistas.O show de Joinville (em São Francisco ele se apresenta na quinta-feira, 21) não contará com a banda de apoio composta por oito integrantes que gravou o DVD. No espetáculo, João se apresenta no formato que mais lhe agrada: banquinho e violão. O repertório muda a cada show e custuma conter algumas surpresas. 

INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA

João Bosco afirma que, apesar de ter concluído a faculdade de engenharia civil, sempre soube que seria músico. Aos quatro anos já cantava em missas e, aos 12, ganhou o primeiro violão e montou uma banda de rock chamada X_Gare. Em relação à família, é muito grato por ter tido pais que não se interassavam pelos seus projetos de vida. Para a riqueza da música popular brasileira, a família de João não poderia ter contribuído de maneira melhor: essa indiferença dos pais permitiu a formação de uma carreira marcada pela versatilidade e por parcerias extremamente frutíferas com Aldir Blanc, Vinícius de Moraes, Elis Regina...

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.