Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 16 de abril de 2024 - 08h04min   <<


chamadas

Matéria 0264, publicada em 11/09/2003.


“Evento superou expectativas de público”

CS/JPN

Para a socióloga e organizadora do evento Valdete Niehues, a 2ª Jornada Catarinense de Turismo Rural, Ecoturismo e Participação Comunitária superou suas expectativas de público. Um média de 250 pessoas participou do evento nos dois dias.

“Foi muito interessante o pequeno agricultor contar suas experiências de como foi trabalhar esses anos todos na agricultura e como conseguiu transformar sua propriedade para que os visitantes possam se sentir bem”, festeja a professora.

Ela acrescenta que se os pequenos agricultores trocarem experiências e conseguirem se organizar em associações, terão maior oportunidade de desenvolver o turismo. Segundo Valdete, o governo poderia ajudar a viabilizar as organizações. Para isso, teria de cuidar melhor das estradas, melhorar a sinalização e incentivar a agricultura.

A socióloga diz não saber se o Turismo Rural é uma forma de segurar o agricultor no campo: “Do jeito que está sendo hoje, eu ainda não creio nisso. É preciso desenvolver programas em favor da agricultura. É ela que vai dar a segurança para o agricultor se manter no campo. É preciso valorizar a agricultura das pequenas propriedades, caso contrário, o êxodo rural vai continuar”, adverte.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.