Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 04h04min   <<


chamadas

Matéria 2634, publicada em 15/09/2006.


:Divulgação

Os astros que subirão no palco da Expoville

Organizadores esperam mais de 10 mil visitantes no evento

Tiago Luis Pereira



Os onze caminhões do projeto Sesi Bonecos carregando, ao todo, quarenta toneladas de equipamentos chegaram nesta quinta-feira (14/09) no estacionamento do Megacentro Expoville. Os 150 integrantes fixos da equipe se juntaram aos profissionais da cidade para montar e estrutura da etapa joinvilense desse que é o maior festival de bonecos do país e que acontece nos dias 16 e 17 de setembro. No recém-terminado pavilhão de trás do Megacentro foram montados quatro palcos, metros e metros de tenda para exposição e uma barraca onde funcionará o Museu do Boneco. Segundo Luciano Cavichiolli, um dos produtores da cidade envolvidos na organização, o investimento total ultrapassa meio milhão de reais e a expectativa é receber mais de 10 mil visitantes.

A edição catarinense do festival tem algumas peculiaridades em relação às outras 21 que ocorreram no resto do país: essa é a última edição da turnê 2006, que passou por cinco capitais do sul e sudeste. Além disso, ocorrerá pela primeira vez em uma cidade que não é capital e em lugar fechado. A explicação pela escolha de Joinville em vez de Florianópolis se deu pelo fato de aqui se concentrar um grande número de indústrias (o patrocinador do evento é o Sesi — Serviço Social da Indústria). Quanto ao local, todos os espaços ao ar livre da cidade que comportariam a estrutura do evento já estavam ocupados por parques de diversões ou feiras. Restou a Expoville. O clima também contou para essa decisão: “Um tufão fez cancelar um dia de evento no Rio de Janeiro e, em Joinville, sempre há risco de chuva. Por isso escolhemos um lugar fechado”, afirma o produtor.

Os moradores já poderão sentir o clima do festival na sexta-feira (15/09). Doze bonecos de Olinda e uma serpente gigante partirão da praça da Bandeira e percorrerão as ruas do centro a partir das 16h. Para a manipulação dos bonecos e da serpente foram recrutados 56 joinvilenses. Cada boneco precisa de três manipuladores e a serpente, de mais de 20 metros de comprimento, exige o trabalho de 32 pessoas . O treinamento para os novatos nessa arte foi dado no galpão da Expoville por profissionais da manipulação (na maioria vindos do Recife) no dia anterior ao desfile e cada recrutado receberá 50 reais por dia de trabalho.

Apesar de a música não ser o foco principal do Sesi Bonecos, a atração que encerrará a noite de sábado está à altura do porte do evento. A partir das 21h, sobem no palco número dois os pernambucanos da Nação Zumbi, umas das bandas mais aclamadas do cenário alternativo brasileiro. Outra banda que já foi atração do evento é o Cordel do Fogo Encantado, confirmando a preferência da organização por atrações musicais “que não tenham apelo comercial e sim um trabalho artístico apurado”, como afirma um dos produtores.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.