Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 09h04min   <<


chamadas

Matéria 2591, publicada em 13/09/2006.


Instituição marca presença em um dos maiores eventos de comunicação do país

Cláudia Morriesen

A 29ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, que reuniu 3.500 pessoas neste ano, foi assistida por cinco congressistas do Ielusc: os professores Ângelo Augusto Ribeiro e Lígia Zucoloto e três acadêmicos de Publicidade e Propaganda (Elizandra de Souza, Murilo Rafael dos Santos e Gisele Medeiros). O evento, considerado um dos mais importantes na área de comunicação no país, ocorreu em Brasília, entre os dias 6 e 9 de setembro, e teve como tema central “Estado e Comunicação”.

Para dar espaço a trabalhos de estudantes de graduação e até de mestres e doutores, o congresso foi dividido em 11 eventos distintos que aconteciam simultaneamente no campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília. O professor de Meios, Produção e Difusão em TV do Ielusc, Ângelo Ribeiro, apresentou um artigo produzido em parceria com seu orientador de doutorado, Eduardo Meditsch, no Núcleo de Pesquisa de Rádio e Mídia Sonora, cujo tema foi “O chat da internet como ferramenta do radiojornalismo participativo: uma explanação da internet com o uso da convergência na CBN Diário AM de Florianópolis”. Segundo o doutorando, que participou do Intercom pela primeira vez, o congresso é importante por oportunizar o acesso ao “estado da arte”, ou seja, ao nível mais alto das pesquisas científicas sobre comunicação no Brasil, além de encontros entre pesquisadores de diferentes áreas dentro da comunicação.

Acadêmica do último período de Publicidade Elizandra de Souza teve como principal motivação a possibilidade de entrar em contato com pesquisas e outros acadêmicos passando pela mesma fase que ela: a produção da monografia. Além disso, o interesse era também conhecer um evento totalmente acadêmico, uma vez que os festivais de publicidade geralmente são mercadológicos. Para Murilo Rafael dos Santos, da mesma turma de Elizandra, a oportunidade de participar de um congresso reconhecido como o Intercom, impulsionado pela ajuda que o Ielusc proporcionou aos três acadêmicos, foi o fator determinante para convencê-lo a passar o feriado da independência no congresso de comunicação em Brasília.

Nenhum trabalho inscrito pelo Ielusc foi selecionado para o encontro deste ano, fato que pode ser modificado em 2007, segundo a professora Lígia Zucoloto, de Produção em Rádio, TV e Cinema e de Estágio em Publicidade e Propaganda. A professora, que foi pela segunda vez ao Intercom e pretende inscrever um trabalho para a 30ª edição do evento, acredita, a partir dos trabalhos aos quais assistiu em dois anos de congressista, que se a instituição trabalhar a favor desse projeto, em breve os acadêmicos do Ielusc poderão ser vistos apresentando suas pesquisas nessa vitrine que é o Intercom.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.