Gregory Bateson (1904-1980) é o nome em pauta para a discussão no Necom (Núcleo de Estudos em Comunicação). Desde 15 de agosto, textos extraídos da extensa obra deste inglês de Cambridge estão sendo usados para estudo e debate em torno do seu pensamento e sua contribuição para o campo da comunicação.
Formado em antropologia e biologia, Bateson dedicou-se também a estudos em vários outros campos, como psicologia, psiquiatria, ecologia, sociologia e comunicação. Incorreu pela antropologia em trabalhos de campo em Bali e Nova Guiné, utilizando-se do conhecimento decorrente de estudos anteriores em zoologia e biologia. Na Califórnia, teve importante participação na Escola de Palo Alto (ou Colégio Invisível) e no MRI (Mental Research Institut). Desenvolveu pesquisa relacionando esquizofrenia e comunicação, dando origem à teoria do duplo vínculo (double bind). Estudou também as interações humanas, a partir da observação de formas animais de comunicação, sempre voltado ao caráter epistemológico das investigações.
Qualquer aluno ou professor do Ielusc pode participar dos debates, que acontecem todas as terças-feiras, das 15h às 18h, na sala D06. Para acessar a programação completa, clique aqui.Todos os textos estão disponíveis para xerox na reprografia da instituição.