Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 03h04min   <<


chamadas

Matéria 2463, publicada em 21/08/2006.


Exame irá avaliar desempenho dos estudantes de curso superior

Letícia Caroline

Atenção, acadêmicos. Saiu a lista de estudantes selecionados para realizar o Enade — Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Sucessor do antigo “provão”, o exame nacional tem como objetivo avaliar ingressantes e concluintes de cursos superiores, a fim de constatar o rendimento dos alunos na graduação.

Mas o que caracteriza um acadêmico como ingressante ou concluinte? Ingressantes são os estudantes que já cumpriram de 7 a 22% da carga horária do curso (em jornalismo, entre 200 e 600 horas; em publicidade e propaganda, entre 210 e 660 horas). Em contrapartida, os concluintes são aqueles que fizeram 80% ou mais, da carga horária necessária. Isso equivale a 2304 horas concluídas em jornalismo e 2400 horas em publicidade. Entram aí os acadêmicos que apresentaram monografia, ou trancaram a matrícula neste semestre.

Dos 180 acadêmicos listados, alguns serão selecionados pelo Inep — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas —, que divulgará os nomes a partir do dia 25 de setembro. Os escolhidos terão, obrigatoriamente, que realizar a prova, pois esta contará como componente curricular. Mas se o estudante não for selecionado e ainda desejar fazer a prova, deverá conversar com a coordenação do respectivo curso.

O exame será no dia 12 de novembro, em todos os municípios que possuem os seguintes cursos de graduação: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores da Educação Básica, Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo. Em Joinville o local será decidido e divulgado a partir do dia 30 de outubro. A prova será a mesma tanto para ingressantes quanto para concluintes. A nota máxima é cinco e cada estudante receberá o resultado individualmente. Para a coordenação dos cursos serão reservadas somente as médias gerais.

O Enade é de extrema importância para o curso de comunicação social assim como para os acadêmicos; e as instituições têm até dia 31 de agosto para se inscrever. Por isso, todos aqueles que têm seu nome listado devem comparecer na coordenação para conferir os dados pessoais. Já os outros estudantes, que não fazem parte da lista, devem conferir seus históricos e verificar a carga horária cumprida. Como os nomes foram selecionados a partir de um programa, é provável que alguns acadêmicos aptos a realizar a prova tenham ficado de fora.

Confira a lista de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda . (Arquivo no formato PDF. É necessário ter o programa Acrobat Reader. Para baixá-lo, clique aqui).

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.