Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 27 de abril de 2024 - 00h04min   <<


chamadas

Matéria 2435, publicada em 14/08/2006.


:Letícia Caroline

Kotscho narra 40 anos de vida jornalística

Em "Do golpe ao Planalto", jornalista relata carreira

Letícia Caroline


Extra! Extra! A novidade na biblioteca é o livro “Do golpe ao Planalto”, do jornalista Ricardo Kotscho. O repórter pipoqueiro, como ficou conhecido por preferir fontes não oficiais, reúne nesta obra as inúmeras histórias que vivenciou durante 40 anos de profissão. Na biografia estão relatadas as passagens pelos jornais “Folha de São Paulo”, “O Estado de São Paulo”, “Jornal do Brasil”, além dos trabalhos em revistas e televisão. As experiências como correspondente internacional, cobrindo a morte dos papas Paulo VI e João Paulo I, e Copas do Mundo, também incrementam o enredo da narrativa.

Ricardo Kotscho nasceu em 16 de março de 1948, em São Paulo. Chegou a fazer estágio como auxiliar administrativo, mas, como ele mesmo diz, sua vocação era o jornalismo. “Como na escola gostava de escrever, resolvi me arriscar a procurar um emprego de repórter. Fui bater na porta da ‘Folha Santamarense’”. A partir daí, começou a trilhar seu caminho. A carreira alavancou com a série de matérias sobre as mordomias que os funcionários do alto escalão de Brasília tinham acesso. Fruto de uma incansável investigação, a reportagem rendeu-lhe o Prêmio Esso de Jornalismo, em 1976.

Depois de trabalhar durante a campanha que levou Luís Inácio Lula da Silva à presidência da República e permanecer dois anos à frente da Secretaria de Imprensa e Divulgação, Kotscho deixou o governo em 2004. “Saí pensando apenas em voltar para casa, curtir minha neta; não saí por brigas, divergências, nada disso”, relata o jornalista no livro.

Além de “Do golpe ao Planalto”, Ricardo Kotscho é autor de: “A prática da reportagem”; “Serra Pelada: uma ferida aberta na selva”; e “Explode um novo Brasil – Diário da campanha das Diretas”. A obra, lançada em 26 de julho deste ano, além de retratar a história dele em 40 anos, ainda traz uma cronologia dos fatos mais importantes ocorridos no Brasil e no mundo.

Leia um trecho do livro no blog Olhares do Planalto


Kotscho fará alterações nas próximas edições do livro. Leia mais

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.