A campanha de divulgação da Semana Mundial de Aleitamento Materno para a
Maternidade Darcy Vargas, desenvolvida pela Agência Experimental de Publicidade
do Ielusc (AEP), recebeu homenagens públicas e oficiais na abertura do evento
que ocorreu dia 1º a 7 de agosto. A maternidade foi o único banco de leite do
Brasil a apresentar material de divulgação do evento para o Ministério da Saúde,
com a chamada “A amamentação como direito da criança” e o slogan “Amamente, doe
leite”, criados pela AEP.
O tema nacional neste ano é “Amamentação. Garantir este direito é
responsabilidade de todos”. No Brasil, o tema tem esse enfoque devido à lei nº
11.265, estabelecida em janeiro de 2006. A lei tem por objetivo proteger a
amamentação, regulamentar o comércio e a publicidade de leite artificial,
chupetas, bicos e mamadeiras, e estimular a amamentação nos primeiros seis meses
de idade.
O objetivo da campanha, além de incentivar e promover o aleitamento materno,
é fazer com que a população tome conhecimento dessa nova lei. O plano de
estratégia, criado em 15 dias pela AEP, constou em cartazes A3, indoor para
ônibus, spot de 30 segundos veiculado na rádio Transamérica, folder, busdoor,
banner e camiseta. A equipe é formada pelos acadêmicos do curso de publicidade
Denise Silva (Planejamento), Larissa Hartenthal (Atendimento), Lucas Vieira,
Letícia Soares e Raquel Lemos (Criação), orientados pelos professores Dicezar
Leandro e Vinicios Neves.
Desde 2003 a AEP mantém parceria com a Maternidade Darcy Vargas. De lá para
cá, o planejamento e estratégias estabelecidos para a campanha de aleitamento
tem se aprimorado. Em 2006, a equipe pôde contar com a Aragão Bus Mídia Exterior
e a rádio Transamérica, como apoio na divulgação. Todo o trabalho de criação foi
fornecido gratuitamente à maternidade, incumbindo-se esta com o custo de
produção.
A maternidade é o único cliente de ação governamental no qual a AEP trabalha.
“É responsabilidade do governo pagar. Não concordo muito”, ressalta Dicezar. O
professor lamenta a escassez de verbas para as campanhas. “É tão carente, que
agências com fins lucrativos acabam fazendo de graça”, finaliza.