O Ielusc confirma sua tradição em participar da Expocom, a maior exposição de pesquisa experimental dos cursos de comunicação social do país, ao inscrever 14 trabalhos produzidos pelos acadêmicos entre 2005 e 2006. Na edição deste ano, a instituição disputa quatro categorias: Cinema e Vídeo, na modalidade vídeo minuto; Fotografia, constando um ensaio; Jornalismo, nos formatos vídeo documentário, radiojornal, impresso e revista digital; e Publicidade e Propaganda, com um total de oito modalidades.
O coordenador do curso de publicidade e propaganda, Pedro Ramirez, explica que ao contrário das edições anteriores, em que as faculdades podiam inscrever quantos trabalhos quisessem, em 2006 a seleção está mais exigente. “Serão aceitos apenas um trabalho para cada modalidade. Por isso só serão escolhidos os melhores de cada instituição”, afirma Ramirez. Os professores foram responsáveis pela escolha dos trabalhos de suas disciplinas.
Os R$ 1.560,00 pagos pelo Ielusc para inscrever os trabalhos renderão a isenção da taxa de inscrição para o Intercom 2006, evento paralelo à Expocom, que será realizado em Brasília de 7 a 9 de setembro. Receberam gratuidade para participar do maior evento de comunicação do país três professores e cinco alunos da instituição. “Terão prioridade os docentes que irão apresentar algum trabalho no congresso ou os responsáveis pelas disciplinas inscritas. Para os acadêmicos ainda vamos estabelecer os critérios”, explica Ramirez.
De acordo com o regulamento, cada uma das oito categorias contará com um júri composto por professores, entidades profissionais de diversas modalidades. O trabalho classificado em primeiro lugar, em uma das modalidades, ganhará o Troféu Expocom. Já os que ficarem em primeiro, segundo ou terceiro lugares receberão certificados nominais e menção especial. É obrigatória a presença dos alunos e professores na entrega dos prêmios em Brasília, ou pelo menos um representante da faculdade.
O Ielusc já foi premiado diversas vezes na Expocom. Entre as melhores classificações está o segundo lugar com o filme publicitário “TPM”, em 2001, e o primeiro lugar, também para o curso de publicidade, com o jingle “O que as havaianas têm”, em 2003. Pedro Ramirez acredita que o Ielusc tem boas chances de levar um prêmio: “Acredito que a mudança de regulamento fez com que muitas instituições não se inscrevessem, aumentando nossas chances de classificação”.
Título do trabalho |
Categoria |
Módulo |
21 polegadas |
Cinema e vídeo |
Video-minuto |
A arte de fazer está na arte de viver |
Publicidade e propaganda |
Spot |
As sacolas do morro do Boa Vista |
Jornalismo |
Video-documentário |
Cemitério dos imigrantes |
Fotografia |
Ensaio |
Doe sangue e toque a vida para frente |
Publicidade e propaganda |
Cartaz |
Guaraná na Copa |
Publicidade e propaganda |
Jingle |
Guaraná na Copa |
Publicidade e propaganda |
Filme publicitário |
Macrofone |
Jornalismo |
Radiojornal |
Objeto de desejo |
Publicidade e propaganda |
Anúncio impresso |
Pesquisa Univesc |
Publicidade e propaganda |
Pesquisa mercadológica |
Primeira Pauta |
Jornalismo |
Jornal impresso |
Revi |
Jornalismo |
Revista digital |
Sítio do Jacob |
Publicidade e propaganda |
Produto gráfico |
Univesc |
Publicidade e propaganda |
Campanha publicitária |