Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 18h04min   <<


chamadas

Matéria 2219, publicada em 02/06/2006.


:Erivellto Amaranth

Livros podem ser encontrados em bancos de praça

Obras serão entregues em locais públicos

Erivellto Amaranth


O Brasil está entre os países que menos lêem no mundo. É o que revela a pesquisa realizada pela CBL (Câmara Brasileira de Livros). Enquanto na França cada habitante lê, em média, sete livros por ano, em solo tupiniquim o número é de apenas 1,8. Entre os fatores que contribuem para essa lamentável realidade está o alto custo das obras. Pensando nisso, a Livrarias Curitiba, por meio do projeto “Passe Adiante”, vai distribuir gratuitamente 100 novos livros, de vários gêneros, em Joinville. Também participam as cidades de Curitiba, Londrina (PR), Florianópolis e Porto Alegre. O objetivo é estimular o hábito da leitura e difundir o conhecimento.

A idéia, inovadora no Brasil, é uma tradição em alguns países da Europa. Com o nome “Book Crossing”, o movimento foi criado para que as pessoas possam ter acesso à leitura gratuitamente. Os volumes distribuídos receberão uma etiqueta na capa explicando como funciona o projeto. Depois de ler, a pessoa é convidada a deixar o livro em um lugar público (como praças e escolas) para que outros possam repetir a iniciativa, formando assim uma corrente.

As obras serão entregues durante o mês de junho em bares e restaurantes, pontos de ônibus centrais e universidades. Quem adquirir um exemplar do projeto deve anotar na etiqueta o nome, a cidade e a data que recebeu a publicação para que os próximos leitores possam identificar por onde o livro já passou. “Esse movimento pode ser uma ótima oportunidade para que os jovens e crianças criem o gosto pela leitura”, acredita a professora de ensino fundamental Zenir Niehues.

Comentários dos leitores
 

  • 1-/-1/2008 -

    Regina [Recife]:

     

    Passe adiante.

     

    Sou da comunidade LivroErrante noOrkut. Lá, além de trocarmos livros em grupos fechados, também deixamos livros em lugares públicos de nossas cidaddes. todas as formas de incenti à leitura são válidas e como achamos que é na infância que mais facilmente podemos adquirir um hábito, adotamos duas escolas públicas uma em Poços de Caldas onde formamos a biblioteca e a outra em Umbuzeiro-PB para onde estamos doando também.

  • 800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.