Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 2212, publicada em 31/05/2006.


Daniel Herz morre em Porto Alegre


Os movimentos democráticos e populares do Brasil perderam, na tarde desta terça-feira (30/05), em Porto Alegre, um de seus maiores guerreiros. É com grande pesar que a Federação Nacional dos Jornalistas comunica o falecimento de seu diretor, Daniel Koslowski Herz.

Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), Daniel era representante dos jornalistas no Conselho de Comunicação Social. Participou de diversas gestões da FENAJ, e foi fundador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e do Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom). Foi diretor do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. Trabalhou na imprensa independente, foi professor de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina - do qual foi o primeiro chefe de Departamento - e coordenador-geral de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (1989/1990).

Autor do livro “A História Secreta da Rede Globo”, Daniel dedicou grande parte de sua vida à luta pela democratização da comunicação e da sociedade brasileira. Foi, também, um dos principais formuladores do Programa de Estímulo à Qualidade de Ensino de Jornalismo da FENAJ.

Há vários anos Daniel Herz lutava incessantemente contra o câncer que, mesmo assim, não o impediu de continuar sua militância. Nos últimos meses, porém, a situação agravou-se. A doença levou sua vida, mas não seu exemplo de companheirismo, combatividade, sua produção científica, política e sua história, que ficará indissociavelmente ligada à história da FENAJ e do movimento sindical dos jornalistas para sempre.

Daniel Herz deixa esposa e três filhos. Seu corpo será cremado na quarta-feira (31/05), no Crematório Metropolitano de Porto Alegre (Av.Prof. Oscar Pereira, 584 – Azenha), onde haverá cerimônia pública das 12 às 14 horas.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.