Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 03h03min   <<


chamadas

Matéria 0220, publicada em 03/09/2003.


:Guilherme Guesser

História do hip hop

CS

O nome hip hop foi estabelecido no ano de 1968 pelo negro Afrika Banbaataa, inspirado na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos norte-americanos e no jeito de dançar mais popular da época: saltar (hop) movimentando os quadris (hip).

Na mesma época houve uma grande discussão sobre Direitos Humanos e os excluíos da sociedade de Nova Iorque se uniram para tentar resolver suas aflições. Através desse movimento surgiram grandes líderes negros como Martin Luther King.

Este ambiente de “rebeldia” propiciou o surgimento dos primeiros praticantes do hip hop. Eles dançavam Rap, músicas compostas de base dançante e traziam letras com informações político-sociais.A música (rap), a dança (break) e a arte (grafite) são os elementos que deram origem ao hip hop.

O hip hop chegou no Brasil na década de 1980 por meio das equipes de baile, das revistas e dos discos. Os pioneiros do movimento, que inicialmente dançavam break, foram Nelson Triunfo, Racionais MC’s, entre outros. Em 1988 foi lançado o primeiro disco de Rap Nacional, a coletânea “Hip Hop Cultura de Rua”.


http://www.thebigday.com.br/spanga2000/pages/hiphophistory.htm

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.