Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 07h04min   <<


chamadas

Matéria 2129, publicada em 12/05/2006.


:Erivellto Amaranth

Capa da quinta edição da Rastros

Revista do Ielusc é Qualis A pelo quarto ano

Erivellto Amaranth


A revista científica Rastros, do Ielusc, conseguiu pelo quarto ano consecutivo o conceito Qualis A Local em comunicação, entre as publicações do gênero. O resultado coloca a instituição como a única faculdade no sul do país, que oferece apenas curso de graduação, a conquistar essa posição.

"Essa posição é muito importante para que a Rastros continue a receber artigos de renomados pesquisadores nacionais e até internacionais", explica Juciano Lacerda, um dos coordenadores do Necom. Um fator que contribuiu para a publicação receber essa avaliação, segundo Juciano, foi o fato de a maioria dos colaboradores ser de fora da instituição: "Setenta e cinco por cento dos textos são de autores nacionais, pessoas das mais variadas regiões do país. Isso mostra o respeito que os pesquisadores têm com a revista".

Qualis é o resultado do processo de classificação dos veículos utilizado pelos programas de pós-graduação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos. Esse processo foi concebido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) como método de avaliação e baseia-se nas informações fornecidas pelos programas de coleta de dados. "Para participar da qualificação é necessário no mínimo três anos de publicação científica", afirma Juciano.

A Rastros está atualmente em sua sexta edição e neste ano traz na capa importantes nomes da pesquisa em comunicação nacional e até internacional, como o português Jorge Pedro de Sousa e Nilson Lage (UFSC, Brasil). Entre os centros de pesquisa que receberão a publicação estão os países da Espanha, Argentina, Uruguai, Cuba e Estados Unidos. A consolidação do Qualis incentiva a criação de cursos de pós-graduação em comunicação no Ielusc.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.