Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 15h04min   <<


chamadas

Matéria 2049, publicada em 25/04/2006.


:Erivellto Amaranth

Aluno na nova capa da Veja, ou melhor, InVeja

Trabalho faz parte da disciplina de editoração eletrônica e está exposto no campus

Erivellto Amaranth


Quem nunca pensou em estar na capa de uma revista? Para os acadêmicos do 3o período de jornalismo do Ielusc isso não foi complicado. Está rolando no saguão de entrada da biblioteca central da instituição uma mostra dos alunos da disciplina de editoração eletrônica, em que os próprios estudantes são a notícia de capa.

Com o título “Photoshopeamento em invasores de capa”, a exposição apresenta, por meio dos painéis, o trabalho desenvolvido em sala de aula. Usando o Photoshop, programa de edição de imagens mais usado pelo mercado editorial, foi possível mudar parcialmente ou até completamente a capa de importantes revistas brasileiras. A Veja, por exemplo, recebeu o nome de “CerVeja” e de “InVeja”. Já a revista VIP, voltada para o público masculino, com uma musa todo mês na capa, foi a preferida pelas garotas. O que não faltou foram poses e algumas parecem que foram realmente publicadas.

Como as turmas são dividas, entre A e B, a dinâmica do trabalho funcionou de acordo com a coordenação de cada professor. A primeira turma, comandada pelo professor Gabriel Tavares Castellani, ficou restrita ao modelo de capa da Premiere, que trazia a imagem de Harry Potter. Os alunos se limitaram a tirar a imagem do pequeno mago da capa e substituir por uma foto própria.

A turma B, coordenada pela professora Juliana Bonfante, teve mais liberdade para experimentar. Os acadêmicos puderam escolher a publicação. Eles mudaram quase que totalmente a capa, preservando apenas a logomarca da revista. “Acho que deveria ter uma padronização no desenvolvimento dos trabalhos. Dessa maneira todos os estudantes seriam avaliados da mesma forma”, defende Lucas Balduino, da Turma B de editoração.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.