Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 08h04min   <<


chamadas

Matéria 2038, publicada em 24/04/2006.


:Bruna Nicolao

Apresentadores gravando o Encontro com a imprensa

Visita à TV Cidade gera pérolas

Bruna Nicolao


Uma casa azul de mil metros quadrados construídos. "Aqui é a TV Cidade?", me pergunto. "É aqui sim", responde a professora Izani Mustafá que nos acompanhou na visita. "Estranho. Como iria saber se estivesse sozinha. Não tem placa", penso. São 19 funcionários trabalhando diariamente divididos em duas salas administrativas, quatro ilhas de edição, recepção, sala de produção e dois estúdios de gravação. Câmeras, editores, produtores e administradores da TV Cidade nos receberam dia 20 de abril, respondendo questões e mostrando o local. Mas, em um momento esqueço totalmente que estava ali para a visita à TV. Relato o porquê dessa minha dispersão.

Eram três e meia da tarde quando se vê entrar Beto Gebaili, Luiz Veríssimo e Antônio Neves para gravar o programa “Encontro com a imprensa”, exibido nos sábados, às 22h30. Do monitor, na suíte de edição, vemos os três arrumando-se na bancada. “Gebaili, vai um pouco mais para a direita”, avisa o câmera Ademir Paulek. “Aprochegue-se”, diz Veríssimo, que estava no meio da bancada. Toca o celular de Toninho Neves. Ele atende: “Sim, vamos se encontrar e tomar um chope [longa risada]. Está bem, prefeito, estou gravando aqui, tchau”. Desliga o celular.

Surge uma oportunidade para tirar fotos do estúdio com os três apresentadores. Rochele Algayer, produtora da TV que nos acompanhou durante a visita, me chama e eu a sigo. Eles permitem a minha entrada no estúdio para as fotos. Com uma câmera digital e em silêncio, inicio algumas no cantinho da sala perto do câmera. Há muitos painéis com anúncios, quatro câmeras grandes, duas bancadas e alguns quadros pintados como cenário. Paro a observação quando ouço algumas frases: “Se essa foto sair na imprensa marrom eu vou saber quem foi”, fala Gebaili. “Aqueles jornais pé-de-chinelo”, complementa. “Vai pro Primeira Pauta”, diz Luiz Veríssimo finalizando o diálogo. Meio desatenta, não tinha me dado conta do que ouvira. Dei um sorriso amarelo e continuei tirando mais fotos tranqüilamente. Depois saí dizendo “obrigada”.

O master que controla as imagens e o áudio na ilha de edição, Douglas de Souza, pergunta: “Vamos lá?” O câmera dá a deixa: “Atenção”. E Veríssimo apresenta o programa que é gravado sem cortes, exibido assim integralmente, sem trabalho algum de edição. Depois do boa-noite e de dizer que “como sempre, nosso time está completo”, apresenta Toninho e Gebaili. Orkut e “artigos pregados anonimamente contra nós” (Gebaili) é o assunto do programa daquele dia. Toninho dá uma longa risada antes de começar a falar. Muito calmo, ele solta algumas palavras. Mas minha atenção vai direto em um objeto que estava a sua frente sujando a imagem. Aparece parte de um pacote de arroz da marca Vila Nova. Quando o plano está aberto, observa-se também uma caixinha de Chocolate Santa Catarina. Os patrocinadores, certamente.

Gebaili e Veríssimo começam a se defender. “Vamos ficar preocupados quando não recebermos críticas. Mas os aprendizes de jornalistas, essa ´tchurminha´ que usa todos os adjetivos para nos criticar, não perdem um programa” (Gebaili). “Fui chamado de pseudojornalista no orkut. Ah, são uns coitados! Me senti ofendido” (Veríssimo). Sem organização nenhuma, nem roteiro, eles falam sobre o assalto no gabinete do prefeito. Discutem o que deve ser feito, o que não deve, e voltam ao assunto do orkut. E Gebaili é o da vez: “Você que não assina seu nome, seu ridículo, não honra o que tem no meio das pernas”, ataca referindo-se aos anônimos que os criticam em comunidades no orkut.

Para Thabata Maes, administradora da TV Cidade, “o programa 'Encontro com a imprensa' tem muita audiência, é polêmico e formador de opinião”. Os 26 programas são assistidos por público de classes A e B. A programação inicia às 18 horas e vai até a 1 da manhã. Mas aos finais de semana, o canal inicia às 13h. Terceirizados, alguns programas chegam prontos em DVD, como o programa de Fabíola Bernardes, exibido diariamente. Outros alugam o estúdio para gravar. É o caso do "Encontro com a imprensa", que também é exibido na TV Brasil Esperança.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.