Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 1928, publicada em 31/03/2006.


:Joyce Reinert

Professora Rosane Welk fala sobre escolas comunitárias

Encontro prega a conservação da cultura alemã

Pollyanna Niehues

Está sendo promovido pelo Fórum Permanente de Resgate da Cultura Germânica o evento em comemoração ao dia catarinense da etnia alemã, no colégio Bom Jesus. A programação começou nesta sexta-feira (31 de março) e durará até o domingo.

A palestra inicial foi da professora Rosane Welk e do professor Ademir Valdir dos Passos, ambos da Unerj de Jaraguá do Sul. O título da palestra é “A escola no contexto da imigração alemã em Santa Catarina: histórias e experiências de escolas comunitárias”. Durante toda a tarde mais palestras serão apresentadas.

Às 19h ocorrerá a abertura da exposição "80 jahre erziehung – vergangenheit und gegenwart" (80 anos de educação – passado e presente), que ficará à disposição para ser visitada no sábado. No domingo, além da exposição, haverá um culto na Igreja da Paz e apresentações de dança.

A deputada Simone Schramm, que preside o fórum, explica, através da assessoria de imprensa, que o evento busca resgatar e manter a tradição alemã de Santa Catarina e que o dia 31 de março será incluído no calendário como o dia de etnia alemã. O fórum pretende manter, a todo custo, uma cultura que, há tempos, vem se perdendo.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.