Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 22h04min   <<


chamadas

Matéria 1677, publicada em 01/12/2005.


Obra sugere múltiplas utilizações do cinema em sala de aula

Carolina Burg


Na tentativa de enriquecer os conteúdos e a forma de ministrar aulas o professor de Literatura e Cinema da Univille, Nielson Ribeiro Modro lança na segunda-feira, 5 de dezembro, seu primeiro livro, “Cineducação – Usando o cinema na sala de aula”. No auditório da biblioteca da Univille, Modro espera receber professores e alunos dos ensinos fundamental e médio, os quais o livro busca ser fonte de pesquisa e auxílio.

O projeto Cineducação coordenado, pelo professor universitário, foi idealizado a partir de um momento de reflexão quanto a utilização de filmes em sala de aula após ter passado por uma situação engraçada. Em uma folga, a chamada “janela” entre uma aula e outra, foi escolhido para substituir um professor e manter os alunos ocupados. Ele recebeu um filme (tapa-buraco) para exibir à classe. Embora não tenha se oposto à tarefa naquele ano de 2001, Modro começou a refletir e resgatou a idéia de expandir conteúdos com recursos multimídia em suas aulas na universidade.

Hoje, o projeto conta com site na internet e o livro. Ambos servem como guias na escolha de bons filmes para discussão em classe ou mesmo apreciação. A obra traz 37 sugestões de filmes e respectivas fichas técnicas e análises. Além disso, tem tópicos contemplando a sala de aula, o projeto, o uso de filmes, como trabalhá-los didaticamente e considerações finais. A biblioteca Castro Alves, do Bom Jesus/Ielusc, disponibilizará um exemplar para consulta de professores e alunos. O livro já está à venda na Livraria Midas por R$ 15,00

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.