Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 18h04min   <<


chamadas

Matéria 1657, publicada em 25/11/2005.


:Arquivo Pessoal/Franciane

Franciane em seu local de trabalho

Buscando novos desafios

Bruna Nicolao

Há cinco anos trabalhando na área de comunicação social, Franciane Rosan, 24 anos, tem como grande paixão a TV ou qualquer função na frente ou atrás das câmeras. Depois de cinco anos como repórter da TVBV em Joinville, há cinco meses a jornalista se ocupa da assessoria de imprensa da Abifa(Associação Brasileira de Fundição) em São Paulo. Para ela, o estágio na Revi por seis meses foi fundamental como primeira experiência em reportagem. “Foi fazendo as matérias da Revi que consegui desenvolver meu lado repórter e ter mais contato com a rotina do jornalismo”, ressalta. Mas foi na TVBV, que ela pôde aperfeiçoar seu lado de apresentadora em alguns programas especiais, além de fazer reportagens de rua.

Buscar desafios novos e cumprir suas metas é o que completa a vida de Franciane. A paixão pela TV não a impede de trabalhar em outras áreas. Embarcou na assessoria de imprensa e está adorando. “Daqui pra frente ainda não sei o que fazer, não parei pra pensar, afinal, as mudanças dos últimos meses já foram bem grandes”, fala Fran sobre o futuro. “Ainda gostaria de trabalhar em uma revista mensal sobre turismo, bem-estar, boa forma ou esporte, que são assuntos do meu gosto,” complementa.

Natural de Tubarão, Sul de Santa Catarina, Franciane confirma ter tido um grande embasamento. Sobre a formação, confessa: “Com a prática você percebe que a realidade é diferente do que estudamos na faculdade, mas com certeza o que você aprende lá é de grande valor”. Fran ainda elogia os professores. Os conselhos e as muitas conversas obtidas foram de importante contribuição para o seu desempenho como repórter. Hoje ela pode considerá-los colegas de profissão.

Franciane não pára de estudar. Terminou a faculdade e começou a cursar línguas. È fluente em inglês e espanhol e já procurou uma pós-graduação de Jornalismo Institucional na PUC de São Paulo. “Pode parecer besteira e papo de tia, mas aproveitem o máximo a faculdade, estudem muito, curtam muito, porque quando ela acaba fica uma sensação estranha de que mais poderia ter sido feito,” aconselha.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.