No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial dos Diabéticos, mas neste ano as comemorações em Joinville foram antecipadas para sexta-feira (11), devido ao feriado. Das 9h30 às 18h, vários serviços foram oferecidos gratuitamente ao público na Praça da Bandeira: medição de pressão, altura e peso, exames de glicemia, massoterapia, orientação sobre alimentação e dietas e recreação para as crianças.
O evento foi uma iniciativa da farmácia de manipulação e homeopatia Botica do Valle em parceria com o Ielusc, Cefet, Sesc, Adijo (Associação dos Diabéticos de Joinville), Secretaria Municipal da Saúde e Irei Massoterapia. Segundo o proprietário da farmácia, Renato Monteiro, o objetivo é fazer um levantamento do risco da doença e dar mais informações à comunidade. “Nossa intenção é ajudar a população. Têm muitas pessoas que nem conhecem a doença e não têm noção dos riscos. Esse foi o primeiro passo. A idéia é promover o evento anualmente”, explica Renato.
Este ano o tema escolhido foi Pé Diabético, por causa do aumento no índice de úlceras e amputações dos membros inferiores causada por lesões. Confira algumas opiniões:
- “É a primeira vez que faço esse exame de diabete. Aproveitei o evento porque é tudo de graça.” – Maria Ângela Costa, 50 anos, cozinheira.
- “Vim fazer o exame porque no anterior que fiz, apresentou índices elevados de glicemia. Vim conferir o último resultado.” – Adriana Maria Silva, 28 anos, doméstica.
- “A iniciativa é ótima. Deveria acontecer anualmente. Isso ia ajudar muita gente.” – Vilson Capilari, 62 anos, aposentado.
- “Sempre faço os exames porque sou diabético. Esse que vou fazer vai servir para medir minha glicemia.” – Salestião Costa, 69, aposentado.