Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 11h04min   <<


chamadas

Matéria 1635, publicada em 10/11/2005.


:Divulgação/Faganello Comunicações

Borges de Garuva interpreta um diretor

“Outra Memória” questiona processo de colonização

Sandro Moreira


O longa-metragem “Outra Memória” (2005), do diretor catarinense Chico Faganello, foi um dos selecionados para a categoria Novos Diretores na 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, realizada entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro. A mostra contou com cerca de 350 títulos de mais de 50 países.

Faganello, diretor de documentários e programas de TV no Brasil, é também produtor, escritor, jornalista e professor de direção e produção no curso de cinema da Unisul. “Outra Memória” é um documentário sobre a vida da atriz blumenauense Edith Gaertner (1882-1965) aliada a uma história ficcional. O filme questiona e permite uma análise do processo colonizador.

Um dos atores do elenco é o escritor e diretor de teatro Borges de Garuva, 53 anos, que em meados da década de 80 chegou a ser presidente da Federação Catarinense de Teatro. Nesse período, tornou-se amigo de Pepe Sedrez, da companhia de teatro blumenauense Carona. Quando Faganello quis filmar na cidade, negociou com a companhia para agenciar atores e fazer a produção local. Assim, Borges, por meio de Sedrez, fez um teste e foi aprovado para o elenco.

O filme será exibido na cidadela cultural Antarctica de Joinville em dezembro. Em 2006, no circuito universitário.

Multimídia

> Veja um trecho do longa-metragem "Outra Memória"

> Ouça entrevista com diretor e produtora do filme

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.