Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 03h04min   <<


chamadas

Matéria 1608, publicada em 07/11/2005.


Educação Física e Turismo sofrem mudanças em 2006

Erivellto Amaranth

Os cursos de Educação Física e Turismo do Bom Jesus/ Ielusc sofrerão mudanças nas grades curriculares e na carga horária em 2006. As alterações fazem parte do projeto político-pedagógico da instituição e atendem às exigências do MEC (Ministério da Educação).

Na Educação Física, a novidade é a divisão do curso. Desde 2001, quando foi criado, uma única grade curricular atendia os acadêmicos até o sétimo semestre. No último período, o aluno optava por bacharelado ou licenciatura. Em 2002, uma solicitação do Inep/MEC sugeriu que todos os cursos superiores do país oferecessem grades diferenciadas, uma para cada formação específica. Atendendo às recomendações do Ministério da Educação, as mudanças entram em vigor no próximo ano letivo e provocam alterações no vestibular deste ano.

A licenciatura em Educação Física começa no primeiro semestre e contará com 50 vagas no período noturno. Já o bacharelado será oferecido somente no segundo semestre. Os futuros acadêmicos devem participar do processo seletivo de inverno. Outra alteração acontece na carga horária. Licenciatura terá duração de três anos e meio, com 2.600 horas; e bacharelado, quatro, com 3.400 horas. As disciplinas serão adaptadas para cada área de formação. “Estamos preparados para as mudanças”, argumenta o diretor Arno Krug. “Nosso corpo docente é bem qualificado, assim como a nossa estrutura”.

No Turismo, as mudanças passam pela matriz curricular e pela carga horária. A coordenadora Elizabete Tamanini esclarece: “Ao longo desses seis anos fomos ampliando as reflexões pedagógicas em paralelo com as constantes transformações no cenário local, nacional e global. Nesse contexto, optamos por reformular o curso”. Entre as novas disciplinas estão fotografia, cartografia e orientação, turismo rural, ecoturismo, filosofia e ética, todas voltadas para a área do turismo. As aulas, realizadas atualmente de segunda a sábado, a partir de 2006 vão somente até sexta-feira. “As mudanças vão fortalecer a grade de forma pedagógica, além de aproximar o acadêmico cada vez mais ao mercado de trabalho”.

O curso de Turismo do Ielusc foi o primeiro do país com ênfase em meio ambiente. “Nosso objetivo é oferecer uma formação acadêmica voltada para o desenvolvimento social e sustentável no turismo”, explica Tamanini. O curso conta ainda com parcerias do Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Turismo de Bonito (MS), Santur, Epagri e outras instituições locais que encaminham o acadêmico para o estágio.

Além de Educação Física e Turismo, o Bom Jesus/ Ielusc oferece outros quatro cursos superiores: Enfermagem, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Nutrição. As inscrições para o vestibular 2006 vão até o dia 11 de novembro e podem ser feitas pelo sítio www.ielusc.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 433-0155.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.