Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 1607, publicada em 04/11/2005.


:Sandro Moreira

Álvaro Dippold na sede do Craje

5 de novembro é o Dia do Radioamador

Sandro Moreira

Neste sábado, 5 de novembro, comemora-se o Dia do Radioamador. O presidente do Craje (Clube de Radioamadores de Joinville) e professor de química da Udesc, Álvaro Tancredo Dippold Júnior, desde 1966 pratica este hobby. Para ele, o radioamadorismo, antes de tudo, é um passatempo que “possibilita há muito tempo viver em mundo globalizado”.

Dippold considera a internet uma concorrente de maior alcance. No início dos anos 90, a rede de computadores o fez se afastar do radioamadorismo; não por ser mais eficiente, mas por deixá-lo sem tempo. Dippold foi o usuário número um da web em Joinville. Por ironia ou não, ele foi um dos palestrantes que disseminaram a internet no estado de Santa Catarina, com 80 conferências.

Quarenta radioamadores fazem parte do Craje. Em média, 15 membros se reúnem às quartas-feiras e finais de semanas na sede, localizada na rua Saguaçu, 365 - acesso ao Mirante no Morro do Boa Vista.

Apaixonado por comunicação, um dos projetos de extensão de Dippold é permitir o alcance globalizado do radioamadorismo, através de um link com a rede mundial.

Neste ano foi realizado um exame pela Anatel, licenciando 30 novos radioamadores em Joinville. O teste é constituído de legislação, ética operacional e radioeletricidade. O custo dos equipamentos está em torno de R$ 1.000 na faixa VHF e R$ 2.000 na UHF.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.