Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 14h04min   <<


chamadas

Matéria 1545, publicada em 25/10/2005.


:Lygia Veny

Grupo discute intercâmbio entre Wartburg College e Ielusc

Americanos e Rede Sinodal discutem intercâmbio

Lygia Veny


A vinda da comitiva do Wartburg College ao Ielusc trouxe resultados positivos para a promoção do intercâmbio entre as duas instituições, que era o objetivo principal do encontro. Mesmo ainda sem o balanço oficial da visita, o diretor executivo da Rede Sinodal, Silvio Iung, diz que as perspectivas são boas, pois os americanos se identificaram com as instituições brasileiras, pelo fato de terem muito em comum. “Estou tremendamente animado. Vivemos num mundo globalizado onde as barreiras podem ser derrubadas. Nós temos o dever de nos aproximar de outras instituições, pois o desenvolvimento do aluno está em nossas prioridades”, conta Silvio. A comissão que visita o Brasil, conheceu seis instituições do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A idéia principal do projeto já está no papel e prevê a visita de um grupo americano à instituição em maio do ano que vem. Metas, periodicidades e programas de intercâmbio estão sendo definidos.

Em 2003, foi renovado um acordo na área educacional entre igrejas luteranas do Brasil e EUA, que propõe a aproximação das instituições ligadas à Rede Sinodal. Para conhecer algumas universidades luteranas e analisar uma possível proposta de parceria, um grupo de oito pessoas do Ielusc foi aos Estados Unidos em setembro de 2004. No caso do Ielusc, o curso de educação física e enfermagem também vão entrar no projeto. Ainda serão discutidas questões culturais e de viabilidade financeira (quanto a faculdade vai investir no aluno), entre outros detalhes. Conforme Iung, a vinda dos americanos ao Ielusc foi importante para o andamento do projeto. “Havia ceticismo por parte deles sobre o Brasil, porém, encontraram muitas coisas em comum com as instituições americanas.”

Representando o Ielusc estavam presentes o diretor geral da instituição, pastor Tito Livio Lermen, a coordenadora de pós-graduação, pesquisa, extensões e relações comunitárias, Elisabete Tamanini, a coordenadora do centro de língua estrangeira Tânia Mara Hardt, a assessora da direção Marília Jusi da Silva, Silvio Iung, diretor executivo da Rede Sinodal, Vinícius Marcos Allage, presidente do conselho curador do Bom Jesus Ielusc. O grupo americano era composto por cinco integrantes: o presidente Jack Ohle, o vice Ferol Menzel, o diretor de recrutamento e admissão internacional, David Frederick, a diretora de recrutamento e admissão nacional, Edie Waldstein e o assistente especial da presidência para comunidades globais, Peter T. Nash.

Multimídia

> Peter Nash dá esclarecimentos sobre intercâmbio

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.