Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 20h04min   <<


chamadas

Matéria 1472, publicada em 30/09/2005.


:Jessé Giotti

Visitantes podem tocar nos objetos expostos

"Afinal, o que é arqueologia?" está na segunda edição

Sandro Moreira

A exposição itinerante “Afinal, o que é arqueologia?” está aberta ao público na Cidadela Cultural da Antarctica de 26 de setembro a 13 de outubro. A primeira edição, realizada em 2001, percorreu, além de Joinville, as cidades de Chapecó, São Carlos e São Miguel do Oeste.

Organizada pelo Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, a exposição inclui interações lúdicas e didáticas também com os visitantes portadores de necessidades especiais (principalmente os visuais) — linguagens braile, iluminação especial, como luz negra, disponibilização de lupas e a possibilidade de se tocar nos artefatos e objetos expostos.

A intenção, segundo o educador do museu e coordenador da exposição, Gerson Machado, "é demonstrar a importância do trabalho arqueológico acerca da preservação da cultura de povos sambaquianos". De acordo com Machado, a exposição foi criada de modo a "explorar outros sentidos humanos, incorporando elementos que possibilitem novas experiências".

A exposição é gratuita e está aberta de terça a domingo das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. “Afinal, o que é arqueologia?” conta com apoio do governo federal, Ministério da Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Joinville.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.