Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 11h04min   <<


chamadas

Matéria 1417, publicada em 19/09/2005.


:Divulgação

Imagem que marcou início das transmissões da TV Tupi

Em setembro de 1950 Chateaubriand inaugurava a TV Tupi

Erivellto Amaranth


Dezoito de setembro de 1950. Há 55 anos entrava no ar a primeira emissora de televisão do Brasil. Nesse dia o jornalista paraibano Assis Chateaubriand, o Chatô, inaugurava a TV Tupi, em São Paulo. A transmissão foi assistida em 200 aparelhos importados dos Estados Unidos e espalhados pela cidade. Sem experiência e com estrutura precária, o primeiro dia foi marcado pelo improviso. Algumas horas antes da inauguração, uma das duas câmeras acabou quebrando e Walter Obermiller, engenheiro norte-americano responsável pela implantação técnica do canal, achou melhor adiar a estréia, mas o diretor artístico, Cassiano Gabus Mendes, aos 23 anos, decidiu arriscar e colocar a TV no ar assim mesmo. Tudo que havia sido ensaiado com duas câmeras foi feito com apenas uma.

Pontualmente às 17 horas, o radialista Homero Silva convida Lolita Rodrigues para cantar o “Hino da TV”, composto por Marcelo Tupinambá especialmente para a ocasião. A primeira imagem a aparecer na TV brasileira é de Sonia Maria Dorce, então com 5 anos de idade. Vestida de indiazinha, com cocar e algumas penas na cabeça, ela diz a frase: “Está no ar a TV do Brasil”.

Naquela época o rádio reinava absoluto nos lares brasileiros e, para popularizar o novo invento, Chateaubriand escolheu alguns profissionais que faziam sucesso nas radionovelas e programas de auditório da Rádio Tupi para se aventurar na televisão e cativar os telespectadores. Logo após o discurso de Chatô, na inauguração da Tupi, foi exibido o primeiro programa da televisão brasileira. Com o nome de “TV na Taba”, a atração foi comandada por Homero Silva, e contou com as participações de Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Lolita Rodrigues, Wilma Bentivegna, Aurélio Campos, do jogador Baltazar e da orquestra de George Henri. No dia seguinte, foi ao ar o primeiro telejornal, chamado “Imagens do Dia”, com a apresentação de Rui Rezende.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.