Professores do Bom Jesus/Ielusc participam em setembro do 28º Congresso
Brasileiro de Ciências da Comunicação, no Rio de Janeiro. O evento, que ocorrerá
entre os dias 5 e 9, é promovido pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos
Interdisciplinares da Comunicação) e se transformou em um dos mais importantes
eventos científicos, reunindo professores, pesquisadores e profissionais de
comunicação do Brasil e do mundo. “Ensino e Pesquisa em Comunicação” será o tema
central discutido no evento deste ano, que acontecerá na Universidade do Estado
do Rio de Janeiro (Uerj).
O pesquisador e professor do Ielusc Pedro Russi apresenta no dia 8 o texto
“Comunicação para Cidadania”. Sua pesquisa é sobre os processos comunicacionais
no cenário das migrações contemporâneas do Mercosul – imigrantes uruguaios no
sul do Brasil. Dia 9 ele coordena a mesa de um dos núcleos de discussão. Russi
acredita que a participação no congresso da Intercom é fundamental para o
aprimoramento de qualquer pesquisador: “O evento é importante para o
profissional expor e se expor”, ressalta. “A troca de experiências entre os
profissionais revela como está o nosso conhecimento e contribui para novos
olhares e posicionamentos”.
A professora de publicidade e propaganda Lígia Zuculoto também estará no
congresso da Intercom, mas não irá apresentar trabalhos. Silnei Scharten Soares,
professor de cinema e pesquisador, participa nesta semana em São Paulo do
encontro de “Semeosfera”, organizado pela Pontifícia Universidade Católica
(PUC-SP). Silnei apresenta um texto sobre o filme “Corra, Lola, Corra”.
A presença dos educadores e profissionais do Ielusc nesses grandes eventos
demonstra a preocupação da instituição em qualificar o seu corpo docente. O
coordenador do curso de publicidade e propaganda, Pedro Ramirez, lembra que
apesar de a faculdade não ter obrigação legal de produzir conhecimento, está
moralmente comprometida com essa função. “Embora o Ielusc seja uma instituição
pequena, não estamos isolados do mundo. A presença dessas pessoas nesses eventos
contribui não apenas para o processo de discussão científica, mas principalmente
para novos conceitos educacionais”, enfatiza.