Norma baixada pelo setor de Marketing prevê exigência de carimbo de autorização para fixação de qualquer material nos murais do Ielusc.
Uns a favor, outros contra. As novas regras para utilização dos murais do
Ielusc, imposta há 15 dias pelo setor de Comunicação e Marketing, não agradou a
todos. Houve quem falasse em censura, mas também os que levantaram a bandeira da
organização.
Agora, todo material a ser exposto nos murais do campus precisa ter carimbo
de autorização do Marketing. Os que não tiverem serão arrancados. O controle é
tão severo que até mesmo um cartaz produzido pela Agência Experimental de
Publicidade (AEP) para a própria instituição foi retirado por não apresentar
carimbo.
O setor, que atua na divulgação interna e externa da instituição, criou essa
norma para controlar o excesso de material exposto, tentando diminuir a poluição
visual. A estagiária do Marketing, Maristela Pires, explica: “Foi apenas uma
questão de organização. Algumas coisas ainda serão cortadas, principalmente
festas fora da faculdade”. Ela adianta que, futuramente, os murais serão
divididos por tema: institucional, anúncios e outros.
Para chamar a atenção dos alunos a respeito das novas regras, uma campanha de
educação foi desenvolvida pelo Marketing, em parceria com a AEP. A campanha é
toda feita em cartazes. Carimbados.
Nos 14 murais espalhados pelo campus há cartazes sobre festas, ofertas de
emprego, compra e venda, procura de parceiro para dividir apartamento, cursos
particulares, informações sobre os cursos do Ielusc, mapa de salas e horários de
aulas. Mas apenas sete murais são fiscalizados diariamente por Maristela. Os
demais são exclusivos de cada curso, sendo organizados pelas respectivas
coordenações.
Censura ou organização? Confira algumas opiniões:
“Concordo em pedir autorização, pois tem que ter organização. Porém, o
contato com o setor deve ser fácil e de livre acesso a qualquer pessoa."
(Mariane Goulart – 2º período de Enfermagem)
“Nada a ver pedir autorização. Isso é cortar o nosso espaço." (Keila Stoeberl
– 2º período de Jornalismo)
“Acho que assuntos relacionados aos alunos e à instituição não precisam de
autorização.” (Ghianny Lopes – estudante de Publicidade)
“Pelo que me lembro aqui é faculdade e não um quartel!” (Lucieli Alves – 2º
período de Enfermagem)
“Mural é um espaço livre. Todos têm direito de colocar o que bem entender."
(Cléber Gomes – 8º período de Jornalismo)
“É legal carimbar os cartazes para evitar a poluição visual.” (Mariana
Domingues – estudante de Publicidade)
“Tem que ter organização, contanto que não excluam cartazes interessantes.”
(Anelise Cabral – 2º período de Enfermagem)
“Sou favorável para regulamentar e organizar o espaço, desde que não haja
censura." (Paulo Marttini – 8º período de Jornalismo)
“Para mim, tanto faz. Quase nem vejo os murais. Não vejo grandes problemas em
ter autorização, contanto que não haja censura.” (Alline Batista – 8º período de
Publicidade)
Sou favorável à organização sem censura.” (Zilma Souza – 2º período de
Enfermagem)
“Não tem nada a ver. Não são cartazes perigosos! É uma viagem pedir
autorização." (Bruna Alves – 2º período de Jornalismo)
“Para evitar cartazes com conteúdo baixo é importante ter autorização, pelo
fato de filtrar o que é interessante ou não para os acadêmicos.” (Sabrina Araújo
– estudante de Publicidade)
“Os murais poderiam ser melhores divididos. Assim estariam organizados, cada
assunto no seu devido lugar.” (Laira Rodrigues – 2º período de Enfermagem)
“São apenas cartazes de festas e nada mais. Acho censura pedir autorização."
(Priscilla Pereira – 2º período de Jornalismo)
“Cartazes internos não precisam ser carimbados, apenas os de fora.” (Marilise
Orzechowski – 6º período de Publicidade)
“Acredito que o Marketing não sabe quais informações devemos ter. Se alguém
coloca um cartaz de um curso importante, por não ter carimbo ele é retirado? E
quais os cartazes que eles julgam melhor, sem saber das nossas necessidades?
Isso não é organização. É imposição do setor.” (Rafaela V. Bairos – 2º período
de Enfermagem)
“Deveriam segmentar os murais por assunto. Isso melhoraria a organização e
não excluiria cartazes.” (Ghiuleyan Lopes – estudante de Publicidade)
“Essa nova regra ajudou a organizar nosso espaço. Agora as pessoas respeitam
os cartazes e não saem retirando quando bem entendem.” (Suzamara de Moraes –
Atendente da cantina)
“Não tenho o hábito de ver os murais, mas não concordo em perder informações
por falta de um simples carimbo.” (Jocemara Souza – 2º período de
Enfermagem).