Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 07h04min   <<


chamadas

Matéria 1337, publicada em 19/08/2005.


:Jessé Giotti

Alguns dos filmes da coleção: patrimônio cultural

Coleção conta com 20 fitas VHS de obras recentes do cinema nacional

Erivellto Amaranth

A Biblioteca Central do Bom Jesus/Ielusc recebeu no final de julho uma doação do Banco do Brasil de 20 filmes nacionais em VHS. Os títulos fazem parte da coleção Festival do Cinema Brasileiro, distribuído pela revista Isto É. O acervo cinematográfico conta com recentes sucessos do cinema nacional e inclui obras raramente encontradas em locadoras da cidade.

Os filmes merecem destaque não apenas pelo enredo, na sua maioria inspirados na literatura, cultura e história do Brasil, mas também pelo trabalho desempenhado pela equipe de direção e um grande elenco. Entre os destaques está o filme “Bicho de Sete Cabeças”, uma ficção baseada no livro Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano, e que tem Rodrigo Santoro como protagonista. Outra opção é o longa “A Paixão de Jacobina”, dirigido por Fábio Barreto, com a participação de Letícia Spiller, Thiago Lacerda, Caco Ciocler, Antonio Calloni e Felipe Camargo no elenco. A narrativa se passa em 1871, na cidade de São Leopoldo, onde uma colônia de alemães luta para sobreviver em uma região marcada pelos efeitos da Guerra do Paraguai.

Maria da Luz Machado, bibliotecária do Bom Jesus/Ielusc, avalia a importância dessa doação para alunos e professores da instituição: “Esses filmes vão enriquecer não apenas o acervo da nossa biblioteca, mas também o conhecimento de todos os seus espectadores. É cinema brasileiro de primeira qualidade. Uma grande oportunidade de conhecer melhor a nossa história e a nossa cultura através da sétima arte”. Maria da Luz lembra que novas aquisições podem ser feitas com a interação de todos. “Embora a maioria dos livros e vídeos sejam solicitados pelo corpo docente da instituição, os alunos podem sugerir novidades e até mesmo indicar locais que estejam vendendo títulos em promoção”.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.