Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 1323, publicada em 10/08/2005.


:Jessé Giotti

José Valgas: "Lula sabe"

Crise política é comentada nas ruas de Joinville

Jessé Giotti

Do mensalão ninguém mais duvida. Porém, ainda paira a suspeita sobre o envolvimento do presidente Lula. Nas ruas de Joinville, cidadãos sem vínculo oficial com a política de Brasília falam da indignação com a prática do mensalão. Alguns, a exemplo do deputado Roberto Jefferson — autor da denúncia e que, desde o início, tem inocentado o presidente —, isentam e exaltam Lula; outros, como a maioria dos congressistas, não têm dúvidas de que o presidente está envolvido no esquema de corrupção junto com a cúpula do PT. Para Francisco Vieira Luz, 68 anos, engenheiro químico, “devem fuzilar todos lá no planalto”. Menos o presidente. “O Lula é um homem sério. Fosse outro presidente isso não aconteceria [referindo-se à CPMI]. Ele merece uma medalha”, diz, exaltado. O engenheiro votou em Lula e garante que votará novamente. “O Dirceu, eu fuzilava. Mas o Lula merece uma medalha”, acrescenta.

“Isso não vai dar em nada. Nunca deu e nunca vai dar. Vai acabar tudo em lingüiça”, desdenha Carlos Oppermann, 75 anos, eletricista “ainda em atividade”, como faz questão de ressaltar. “Lula também está envolvido. Como vai dizer que não sabia?”. Oppermann assegura não ter votado no petista nas últimas eleições e promete que não votará, numa possível candidatura à reeleição. “Mesmo porque passei da idade em que se é obrigado a votar”, alega. “Pra mim é difícil dizer se ele está ou não envolvido. Isso tudo me surpreende”, comenta Tusnelda Ravache, 66 anos, a respeito do presidente petista. “Acho que um pouco ele sabia, sim. Alguma culpa ele tem, nem que seja por omissão. Eu votei nele, mas agora não sei se votaria novamente, prefiro aguardar. Acho que tudo isso vai prejudicar o PT”, considera. Mas sentencia: “Os outros todos são sujos”.

O comerciante José dos Passos Valgas, 53 anos, faz uma breve análise do que vem acompanhando nos meios de comunicação a respeito da crise no governo. “Com certeza o Lula sabe. Só não se mete porque daí sobra pra ele. Tá deixando o partido se virar com a CPMI. Ouvi hoje no rádio que têm políticos renunciando já. E depois eles voltam tudo, porque o povo esquece. Mas acho que a CPMI ainda chega no Lula. Ele é a peça principal do PT. Como vai dizer que não tem nada com isso? Sempre achei que ele fosse um cara bom. Porque veio de baixo, era pobre. Mas acho que não tem força política. Não sei até quando vão ficar nesse empurra-empurra. Pra cadeia ninguém vai, não. Só boi de piranha, como alguém falou. Votei no Lula, mas não voto mais, nem sei em quem votaria. Mas acredito que isso não vem de agora, sempre teve. Sem esse negócio de partido, cada político tem que ter consciência do porquê de estar onde está”.

Izaltina de Fausto Souza, 68 anos, defende a inocência de Lula e concorda com a declaração de Roberto Jefferson: “O presidente é um homem decente”. E lembra um discurso do presidente em que ele disse que a única coisa que tinha herdado de seus pais analfabetos era honra e que não haveria ninguém no Brasil para discutir ética com ele. “Mas será”, pergunta Izaltina, “será que ele está envolvido com isso tudo?”

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.