Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 16 de abril de 2024 - 10h04min   <<


chamadas

Matéria 1304, publicada em 30/06/2005.


Clima de redação

Pricilla Back

O que se espera de redação de jornal? Estresse? Gritaria? Nada disso. Bom, pelo menos não o tempo todo. Em visita à redação do jornal A Notícia, pude verificar que essa idéia que muitas vezes alimentamos não é bem assim. Durante a reunião de pauta observei como é o comportamento dos chefes de editorias. Enquanto alguns falavam, outros tomavam café, liam jornal, conversavam...

Eu, que imaginava algo bem mais estressante, fiquei surpresa ao ver o clima descontraído durante a reunião. Pensei que houvesse mais gritaria, discussão, essas coisas. Os principais pontos discutidos, claro, eram as pautas do dia. Ou melhor, dos próximos dias. Era quinta-feira e já estavam sendo discutidas as pautas do final de semana. As especiais, segundo os editores.

Nas poucas horas em que fiquei na redação percebi o individualismo existente no trabalho de cada um. Apesar de trocarem informações sobre suas pautas, editores e repórteres se “isolam” na hora de escrever suas matérias. Há um clima de tranqüilidade que “reina” até as horas que antecedem o fechamento. Aí, todo aquele ambiente que eu imaginava se configura. Começa a correria, os repórteres precisam entregar as matérias, os editores querem as fotos, os diagramadores também querem as matérias e assim vai.

Talvez a idéia que eu alimentava fosse uma visão romântica, ou não. Pensar que cada pauta seria discutida até que se esgotassem os argumentos, tanto contrários quanto favoráveis. A começar pela idéia de que as reuniões eram feitas no meio da redação, com a participação dos repórteres. Acho que isso sim provocaria discussões.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.