Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 01h03min   <<


chamadas

Matéria 1207, publicada em 03/06/2005.


:www.netbabillons.com.br

Museu da Bicicleta funciona no prédio da Estação Ferroviária de Joinville

O único Museu da Bicicleta da América do Sul pode fechar as portas

Daisy Trombetta

A falta de recursos pode fazer o único Museu da Bicicleta (Mubi) da América do Sul fechar as portas. O dono do acervo não recebe salário há sete meses. Mesmo assim, o Mubi continua sendo o museu mais visitado de Joinville.

O acervo é composto por mais de 16 mil peças, que vão de bicicletas a papéis de bala que homenageiam o veículo. O museu foi fundado nas comemorações de 150 anos de Joinville e vem enfrentando sérias dificuldades financeiras e de estrutura física. “O prédio aqui é bom, mas tem goteiras, as instalações elétrica e hidráulica precisam de uma reforma”, enfatiza Valter Busto, coordenador do Mubi.

Mais de 100 mil pessoas já passaram pelo local. Fazem parte do acervo desde as mais simples peças até uma bicicleta doada pelo Exército Suíço. O Mubi é uma entidade cultural sem fins lucrativos. O acervo é particular, mas as finalidades são públicas: fundação privada de interesse público.

Mas não é apenas a situação do Museu da Bicicleta que está ruim. As demais entidades do gênero que existem na cidade também perdem influência a cada dia que passa. As peças não são valorizadas e a visitação é baixa. “A situação dos museus de uma forma geral é caótica”, salienta Busto.

Valter Busto é estudante de jornalismo do Bom Jesus/ Ielusc e proprietário de todo o acervo do Museu da Bicicleta. Ele toma conta do local e tem um contrato de locação do acervo com a prefeitura local. Mais do que tudo isso, Busto é um amante das magrelas. Ele não abre mão de utilizar o veículo, que já faz parte de sua vida há mais de 40 anos.

O museu está aberto ao público de terça a domingo, inclusive feriados, nos seguintes horários: das 9 às 12h, e das 14 às 17h.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.