Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 01h04min   <<


chamadas

Matéria 1115, publicada em 25/04/2005.


Jornal A Gazeta de São Bento é objeto de estudo

Cristiane Pereira

Os critérios de noticiabilidade da Gazeta de São Bento do Sul na cobertura das eleições de 2004. Este foi o tema de monografia da acadêmica de jornalismo Fabiane Pickush, orientada pelo professor Juciano Lacerda. O trabalho foi apresentado às 14 horas na sala C9 no Bom Jesus/Ielusc. Na banca estavam o ex-professor do Ielusc e presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Sérgio Murillo de Andrade, e o professor especialista em diagramação Gastão Cassel.

Apesar de ter 15 minutos de atraso por mau funcionamento do Datashow, Fabiane estava tranqüila e fez uma apresentação que fechou antes dos 20 minutos previstos. A explanação começou com um breve histórico dos dez anos de funcionamento do jornal, passou pela mudança na linha editorial até chegar às eleições de 2004, quando o favorecimento em relação ao candidato a prefeito Fernando Mallon demonstrou a falta de critérios para determinar o que é notícia, além da visível falta de imparcialidade do veículo. O marco teórico da tese de Fabiane foi a Agenda Setting, cuja proposta é fazer com que o público leitor ignore o que não foi publicado no jornal e, conseqüentemente, o que é publicado se torne verdade absoluta.

Nas considerações do Sérgio Murillo de Andrade, o mérito da monografia está no fato de falar de um jornal de interior e através dele discutir temas pertinentes ao jornalismo como noticiabilidade e imparcialidade. Nas críticas, ele apontou a falta de revisão de texto e a generalização das características dos jornais de interior. Gastão Cassel concordou com as críticas do Sérgio Murillo e questionou a falta de esclarecimento, no trabalho, quanto aos motivos que levam um veículo a favorecer um candidato e outro não. Depois de alguns minutos de reunião, a banca e o orientador decidiram a nota de Fabiane. Ela obteve aprovação com 8,3.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.