Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 12h04min   <<


chamadas

Matéria 1093, publicada em 18/04/2005.


Títulos raros do cinema mundial à disposição dos estudantes

Amcle Lima

Prato cheio para amantes da sétima arte; ou melhor, prateleira cheia. A Biblioteca Castro Alves adquiriu no mês de março 39 títulos de clássicos da filmografia mundial em fitas VHS. Trata-se de uma coleção praticamente completa encontrada pelo professor de semiótica, Pedro Russi, em um sebo de Joinville. Os filmes “O Encouraçado Potemkin”, produzido na Rússia comunista e considerado um dos melhores de todos os tempos, e “Os 39 Degraus”, da fase britânica do cineasta Alfred Hitchcock, fazem parte dessa compilação. Obras da cinematografia francesa, italiana e (claro) americana, também estão presentes. “É a oportunidade dos acadêmicos conhecerem um cinema diferente das produções em cartaz nos shoppings”, avalia Edson Burg, estudante do Ielusc, crítico de cinema do jornal “Gazeta de Joinville” e cinéfilo de carteirinha.

Conforme Burg, filmes como “O Terceiro Homem”, com a participação de Orson Welles, e “O Vampiro de Düsseldoff”, de Fritz Lang, só existem em cópias antigas e de baixa qualidade em Joinville. “Alguns vídeos disponíveis na biblioteca, como o ‘King Kong’ de 1933, nem são encontrados nas locadoras da cidade.” O professor de meios de internet, Juciano Lacerda, lembra ainda: “Essas empresas estão se desfazendo do acervo em VHS e a maioria dos títulos da coleção ‘Os clássicos do cinema’ não saiu ainda em DVD”. É uma ótima opção frente ao marasmo das locadoras e das poucas salas joinvilenses de cinema, as quais apostam em produções de qualidade duvidosa apenas porque apresentam força publicitária ou algum ator famoso. Sobra pouco espaço para filmes antigos ou mesmo títulos recentes inovadores.

Antes de parar na biblioteca as fitas passaram por uma avaliação do professor de meios de cinema, Silnei Soares, e por uma limpeza geral. Segundo a bibliotecária Maria da Luz Machado, a limpeza foi uma exigência feita ao vendedor do sebo para que a compra fosse efetuada. Ela afirma ter sido uma ótima aquisição, pois os vídeos estão em excelente estado e foram todos testados. Dentre eles, o professor Juciano Lacerda destaca “A Felicidade Não Se Compra”, de Frank Capra. “Um dos melhores que já vi.” Na película, o ator norte-americano James Sttewart interpreta um chefe de família prestes a se suicidar quando recebe a visita de seu anjo da guarda. O anjo lhe mostra como seria a vida das pessoas ao redor caso ele nunca tivesse existido. Veja abaixo a relação completa e depois não deixe de conferir a famosa cena da escadaria de Odessa em “O Encouraçado Potemkin”. Ou então, um grotesco King Kong escalando o Empire State Building, prédio mais alto de Nova York na década de 30, na primeira versão do clássico. Não perca. (ver tabela

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.